Alho-poró: saiba quais são os benefícios desse alimento tão versátil

Saúde e Estilo de Vida

June 11, 2018 19:02 By Fabiosa

Você para que serve o alho-poró? Alimento da mesma família do alho e da cebola, ele é um elemento super versátil na cozinha e pode ser usado para incrementar o sabor de inúmeros pratos. Além do sabor marcante, o vegetal ganhou fama com a cozinha francesa e hoje é uma das figurinhas certa em inúmeros pratos.

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Cada vez mais popular na cozinha brasileira, o que nem todo mundo sabe é que o alho-poró, além de saboroso, também inúmeros benefícios para a sua saúde. Rico em nutrientes e com baixas calorias, saiba quais são as vantagens de inserir esse multifacetado ingrediente na sua dieta.

1. Combate infecções, gripes e resfriados

O alho-poró tem uma alta taxa de vitamina A, o que ajuda na produção de glóbulos vermelhos e brancos, combatendo mais rapidamente infecções. Ele também é rico em vitamina K, que previne doenças inflamatórias crônicas. Além disso, ele auxilia no trato respiratório e possui propriedades antibacterianas. Tchau, gripe!

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2. Perda de peso e redução do colesterol

Por ser um alimento rico em fibras, ele garante a redução do colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL). Além disso, contribui para a sensação de saciedade por mais tempo, influenciando no bom funcionamento intestinal e no controle de peso. Fora isso, tem um baixo teor calórico. Um ótimo aliado na sua dieta!

3. Pele saudável

A combinação de vitaminas A, C e E e a presença de betacaroteno são a fórmula mágica para a saúde da sua pele. Ajuda a proteger contra os danos causados pela exposição solar, além de hidratá-la, deixando-a novinha em folha!

4. Bom para a memória

Se você sofre de falta de memória, é bom saber que o alho-poró é um aliado e tanto para melhorar o funcionamento do sistema nervoso. Rico em magnésio, fósforo e ácido fólico, ele vai ajudar a manter você bem mais concentrado. Só não esqueça de comprá-lo!

5. Ossos mais fortes

A riqueza de vitamina K também ajuda no fortalecimento da estrutura óssea, já que a vitamina estimula a produção de osteocalcina, uma proteína que atua na saúde dos ossos.

Dicas de consumo!

Muito versátil, o alho poró pode ser consumido cru cozido. A parte branca do vegetal pode ser cortada em anéis e utilizada como tempero em qualquer prato salgado, como arroz, feijão, carnes e saladas. Ele também é um ótimo substituto do alho, por ser mais suave e não provocar efeitos como má digestão e azia.

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E aí, que tal acrescentar o alho-poró na sua lista de compras a partir de agora?

Fonte: Dicas de Mulher, Tudo Gostoso

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