Será que você já teve isso? Conheça as 10 doenças que você tem mais chance de pegar

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Será que você já teve isso? Conheça as 10 doenças que você tem mais chance de pegar

Date July 30, 2018 16:43

No nosso dia a dia estamos expostos a todo tipo de infecção. Quem mora nas grandes metrópoles têm um amplo contato com outras pessoas, e por conta da rotina corrida, acabam se alimentando mal e levando uma vida sedentária.

Por conta disso, no decorrer de nossas vidas, enfrentaremos algum tipo de doença. Mas você sabia que a globalização também influencia nos tipos de enfermidades que mais atingem diferentes grupos de pessoas? O sistema capitalista também exporta hábitos, que acabam transformando as rotinas de povos de diferentes culturas em estruturas muito semelhantes.

VGstockstudio / Shutterstock.com

Em vista disso, não é a toa que todos estamos ganhando muito peso, carregando altos níveis de açúcar e gordura em nossos organismos e sofrendo com problemas respiratórios cada vez mais comuns, uma vez que vivemos em cidades grandes com ares poluídos.

Compartilhamos também algumas doenças, que aparecem com frequência em todas as partes do mundo. Conheça algumas delas:

1. Diarreia

É uma doença causada por comida contaminada ou pelo consumo de água imprópria para beber. As pessoas mais vulneráveis a ela são aquelas que habitam em regiões sem saneamento básico ou condições favoráveis de higiene.

YAKOBCHUK VIACHESLAV / Shutterstock.com

Estima-se que 4,3% da população mundial morre vítima de diarreia todos os anos. As mais atingidas são as crianças, que sofrem com a desidratação e a grande perda de água e sais minerais.

2. Gripe

É muito difícil conhecer alguém que nunca gripou na vida. Doenças das vias respiratórias são muito comuns em qualquer região com grande densidade demográfica. A convivência com cada vez mais pessoas nos expõe cada vez mais às infecções.

3. Hepatite

É uma doença que afeta o fígado. Os sintomas mais comuns são náuseas, dores de cabeça, amarelamento dos olhos e urina escura. Em sua forma crônica, pode se desenvolver para um câncer e causar insuficiência hepática. A doença pode ser evitada por meio de vacinas.

Juta / Shutterstock.com

4. Câncer de Pulmão

O cigarro ainda é a maior causa dessa doença. Muitas pessoas ainda sofrem pelos efeitos do fumo em suas vidas. Os sintomas são dores no peito, espirros, perda de peso e tosse, que pode vir acompanhada de sangue. No entanto, grande parte dos brasileiros passam a apresentar esses sintomas somente quando já estão estágio terminal, por isso o índice de mortalidade chega a 86%.

5. Doenças Sexualmente Transmissíveis

Muitas pessoas ainda mantêm relações sexuais sem proteção. AIDS, herpes genital, sífilis e gonorreia são umas das mais comuns. Segundo algumas pesquisas, somente o HIV mata 1,7 milhão de pessoas no mundo.

By S_L / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Quatro doenças silenciosas que podem só ser diagnosticadas tarde demais

6. Diabetes

Uma das doenças mais comuns dos tempos de hoje. O excesso do consumo de açúcar acaba provocando níveis irregulares de glicose no sangue. As complicações vão de ataques cardíacos a complicações renais.

7. Doenças cardíacas

A má alimentação e a falta de exercícios físicos são fatores preponderantes para o mau funcionamento do coração. Vasos doentes e coágulos no sangue podem desencadear problemas como hipertensão, arritmia e parada cardiorrespiratória.

Monkey Business Images / Shutterstock.com

8. Febre Amarela

O país sofreu recentemente com um surto dessa doença. A febre amarela é causada por um mosquito e é mais comum em países da América e África do Sul. Dor de cabeça, febre e sangue na urina são alguns dos sintomas. A doença pode ser evitada pela vacinação.

Freedomz / Shutterstock.com

9. Gengivite

Os sintomas vão de inchaço na gengiva até o sangramento destas. A higiene má realizada é uma das causas do problema, que pode até levar a perda dos dentes.

10. Meningite

Doença que afeta o sistema circulatório como também o cérebro e a medula espinhal. A infecção se dá pelo contato com uma pessoa doente. Dor de cabeça, náuseas e pescoço duro são alguns dos sintomas da doença que podem levar ao óbito, se não tratado a tempo.

Fonte: GizmoCrazed, superlistas, Super Interessante

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 4 doenças que afetam mais a população feminina


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.