Frutas cítricas e vitamina C, substâncias naturais e essenciais para manter a pele, cabelo e disposição

As frutas cítricas são maravilhosas, não é? Sempre quando pensamos nelas, certamente vem aquela imagem de uma bandeja toda colorida pela presença de espécies como: laranja, limão, abacaxi, morango, kiwi e outras. Só de pensar já dar água na boca!

Essas frutas são muito famosas para além de seus sabores. Todos sabem da importância que elas tem por possuírem a tão famosa vitamina C, composto essencial para o nosso organismo se manter saudável e evitar o aparecimento de qualquer problema em relação a falta de vitaminas.

bitt24 / Shutterstock.com

Essa substância é um dos principais componentes do colágeno e essa proteína, é primordial para manter a elasticidade da pele, o brilho e a força dos cabelos e unhas. A laranja e abacaxi por exemplo, são também capazes de formar e manter novas células no corpo. 

Todas essas frutas cítricas contribuem para o sistema imunológico do corpo, combatendo doenças, como gripe e escorbuto, inflamações e também são responsáveis por ajudar o organismo a absorver o ferro, essencial para conter um quadro de anemia.

Além disso tudo, que não é pouco, as frutas cítricas são capazes de ajudar em dietas de emagrecimento, pois contém poucas calorias, melhoram o funcionamento intestinal e combatem prisão de ventre, já que são ricas em fibras e também hidratam o organismo pela grande presença de água em seu interior.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 11 alimentos que podem ajudar a melhorar o sistema imunológico

O consumo de vitamina C é básico e importantíssimo para o funcionamento de qualquer ser humano. Entretanto, aquelas pessoas que sofrem de inflamação e irritação no esôfago,refluxo por exemplo, não são aconselhadas a consumir essas frutas.

Acontece que, por serem muito ácidas, esse componente irrita mais ainda o órgão e promove uma sensação de desconforto para o afetado. Então, o que fazer?

Existem outros alimentos que são capazes de fornecer a vitamina e não são ácidas. São eles: abacate, damasco, abobrinha, abóbora, pimentão e outros. É verdade que eles possuem menos quantidade, porém quando consumidos em maior quantidade, é possível suprir a necessidade diária do corpo.

Se você não tem um problema tão grave, pode consumir as frutas ácidas sim, é só não abusar, para que elas não passem de heroínas à vilãs. Agora, se possui um transtorno maior, consulte seu médico e nutricionista para que sua ingestão seja acompanhada por um especialista. Afinal, é aconselhado que todos consumam cerca de 60mg diárias da substância.

Lembre-se que, apesar de deliciosos, tortas e bolos feitas com as frutas cítricas, perdem o seu rico componente de vitamina C, pois o calor do forno destrói a substância. Portanto, prefira consumir sempre "na hora" e fresquinho, é a melhor forma de ingestão e que não perde as propriedades vitamínicas.

Fonte: Tuasaude

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Comer essas frutas deliciosas é a maneira mais fácil de manter seu sangue saudável!

Recomendamos