“Herança da Vovó”! Conheça os benefícios do Leite de Rosas e aprenda a fazer em casa

Ele nasceu em 1929 e foi muito usado como perfume por conta de seu delicioso cheirinho suave por nossas bisavós e avós. Depois, o Leite de Rosas atravessou gerações e foi ganhando outras utilidades.

Hoje, com as infinitas possibilidades de cremes, perfumes e cosméticos disponíveis a cada dia, ele anda quase esquecido nas prateleiras com sua embalagem “vintage”.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Vai ter troco! Conheça os signos com fama de “vingativos” e que nunca deixam barato

Mas essa herança das vovós oferece muito mais benefícios do que a gente imagina.

A própria formulação já transmite uma ideia de que ele pode fazer muito bem para a nossa pele.

Nina Buday / Shutterstock.com

 

Ele tem Óxido de Zinco e Digluconato de Clorexidina, que funciona como adstringente e tem ação cicatrizante; Cloreto de Benzalcônio com efeito antisséptico; Sorbital, que age como um umectante, além de álcool, água e essência.

Nossas avós eram sábias. Vamos relembrar alguns benefícios do Leite de Rosas:

- Limpeza da pele: ao passar o algodão embebido de Leite de Rosas, ele remove todas as impurezas e resquícios de maquiagem e poluição acumulados ao longo do dia. Ele é considerado um dos melhores demaquilantes existentes atualmente.

LStockStudio/ Shutterstock.com

 

- Reduz a oleosidade: sua função adstringente contribui para reduzir o excesso de oleosidade.

- Clareamento de manchas: ao ser utilizado com frequência e diariamente, ele ajuda a clarear regiões que ficam escurecidas como as axilas, cotovelos, joelhos e virilhas.

- Reduz o mau odor: muitas pessoas substituem o desodorante tradicional pelo leite de rosas, porque ele tem função bactericida e antifúngica, que reduz e previve o mau odor das axilas e o chulé nos pés.

A melhor forma de uso é aplicar com algodão ou lenço de papel, mas sem exagero. A frequência máxima de recomendação de uso é duas vezes ao dia.

Se quiser usar como desodorante, uma ótima ideia é reaproveitar em uma embalagem roll on.

Receita caseira: é possível preparar tanto a Água de Rosas quanto o Leite de Rosas em casa, de forma simples e rápida, sem nenhum componente químico.

- Água de Rosas: separe meio litro de água mineral, uma colher (de café) de tintura de benjoim e 50 gramas de pétalas de rosa. Coloque a água para ferver e quando começar a borbulhar despeje as pétalas de rosas, tampe e deixe descansar por três horas. Depois desse período, coe e acrescente as gotas de benjoim.

- Leite de Rosas: separe duas xícaras de leite integral e um punhado de pétalas de rosas claras. Depois que o leite levantar fervura, coloque as pétalas e deixe descansar por algumas horas para depois coar. Mantenha na geladeira.

A receita da vovó pode ser uma ótima opção para cuidar da pele de uma forma mais simples e natural.

Fonte: Dicas online, Almanaque SOS, Youtube

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Sensibilidade nos dentes: como prevenir e tratar esse problema que gera muito mal estar?


Este artigo é destinado apenas a fins informativos. Antes de usar qualquer uma destas informações, consulte um especialista devidamente habilitado. O uso das informações descritas acima pode ser prejudicial para a saúde. O conselho editorial não garante resultados e não assume qualquer responsabilidade por danos ou outras consequências que possam resultar do uso da informação fornecida acima.

 

Recomendamos