Acupuntura pode ajudar no tratamento da temida TPM

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Acupuntura pode ajudar no tratamento da temida TPM

Date August 6, 2018 18:06

A tensão pré-menstrual, popularmente conhecida como TPM, pode ser um tormento na vida de muitas mulheres.

SizeSquare's / Shutterstock.com

 

Estima-se que 30% das mulheres sofram do mal que tem como características as cólicas, dores de cabeça, inchaço, irritabilidade, cansaço e dificuldade de se concentrar, entre muitos outros.

Maksim Fesenko/Shutterstock.com

 

 

Os sintomas acontecem devido a flutuação dos níveis de hormônios durante o ciclo menstrual e podem ser bastante incômodos tanto para as mulheres que sofrem com a TPM como para as pessoas que as rodeiam.

monkeybusiness / Depositphotos.com

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Dor abdominal? Isso pode ser mais que uma simples cólica menstrual

Existem diversos tratamentos paliativos para a TPM. Cuidar da alimentação, o consumo de chás, compressas e até medicamentos, mas o que pouca gente sabe é que a acupuntura pode ser um grande aliado contra esse mal.

Africa Studio / Shutterstock

 

A acupuntura é uma técnica milenar chinesa baseada no fluxo de energia por diferentes pontos do corpo. Com aplicação de agulhas muito finas nesses pontos, a energia é estimulada para ajudar determinados órgãos a funcionarem melhor e diminuir os sintomas das doenças.

Andrey_Popov / Shutterstock.com

 

Para o problema específico da TPM, geralmente as agulhas são aplicadas em pontos específicos do abdome, próximos ao umbigo, além da cabeça e do pé para regular os hormônios e garantir um bom funcionamento do sistema nervoso.

Africa Studio / Shutterstock.com

 

O mais comum é que o tratamento com acupuntura para amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual seja feita semanalmente em até 10 sessões e que uma manutenção também seja feita durante a semana que antecede a menstruação.

wavebreakmedia / Shutterstock.com

 

Vale lembrar que o SUS - Sistema Único de Saúde, garante, em nosso país, o tratamento gratuito por meio de acupuntura para diversas enfermidades, entre elas a TPM. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Adeus, cólica! Aplicativo ajuda a reduzir a dor menstrual e usuárias afirmam que funciona!


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.