Depois de algumas idas ao hospital, casal decide só produzir alimentos orgânicos em seu sítio no interior de São Paulo

Saúde e Estilo de Vida

July 24, 2018 15:45 By Fabiosa

Joop Stoltenborg é um holândes que chegou ao Brasil em 1965. O nosso país foi o destino final de uma viagem de milhares de quilômetros que ele fez com um amigo em um Fusca. 

Os dois saíram do Canadá e depois de cruzarem toda a América, Joop percebeu que o Brasil tinha muito potencial de crescimento.

"Viajando pelos países da América do Sul, deu pra ver que o Brasil estava crescendo", contou ele em entrevista à BBC News Brasil.

 

Joop terminou sua viagem em Holambra 2, colônia agrícola holandesa no interior de São Paulo, onde seu tio já vivia e ele conheceu Tini, sua compatriota.


 
Os dois se casaram, tiveram filhos e juntos criaram o Sítio A Boa Terra, que há 37 anos é certificado como produtor de orgânicos pela Associação de Certificação Instituto Biodinâmico.

Hoje, eles produzem mais de 20 tipo de legumes e hortaliças sem o uso de nenhum agrotóxico, mas nem sempre foi assim.

Joop se recorda de que quando era criança, ainda na propriedade de sua família na Holanda a coisa era bem diferente.

"Competíamos para ver quem tinha mais químico nas mãos", lembra ele que comemorou a chegada de pesticidas no sítio de sua família.

 

Ele ainda conta que os agrotóxicos facilitaram muito a vida de agricultor já que arrancar os matos com a mão dava muito mais trabalho do que com o uso de produtos químicos.

Algum tempo depois, ele se tornou um expert no assunto e seguiu fazendo uso dos pesticidas em seu sítio no Brasil.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Estudo revela que 36 % dos alimentos que os brasileiros consomem contêm resíduos de agrotóxicos

Foi só quando aconteceu uma série de acidentes que Joop e sua esposa decidiram mudar a produção do sítio. 

Depois que seu cunhado teve que ser levado às pressas ao hospital devido a uma intoxicação que comprometeu seus rins, um burro caiu morto após passar o dia respirando veneno e mais três idas ao hospital para levar funcionários que passaram mal, o casal decidiu começar a produzir alimentos sem o uso de agrotóxicos.

Spotmatik Ltd / Shutterstock.com

 

A transição não foi fácil, mas Jopp pesquisou muito sobre a produção de alimentos orgânicos e depois de investir tempo e dinheiro conseguiu transformar seu sítio na sétimo propriedade produtora de orgânicos do Brasil.

 

Joop que além da produção agrícola, se dedica a ministrar palestras sobre os malefícios do uso de agrotóxicos, afirma que nosso país deveria diminuir o uso de químicos nos alimentos e defende um investimento em tecnologias que auxiliem no cultivo de orgânicos.

"É fácil de condenar quem ainda usa produtos químicos, mas não é tão fácil de mudar. Eu entendo isso. Ainda falta apoio para investirmos na tecnologia de produzir orgânicos", reflete ele. 

Vale lembrar, que atualmente está em trâmite, na Câmara de Deputados, um Projeto de Lei que pretende mudar a lei que regula o uso de agrotóxicos aumentando o número de produtos químicos permitidos na produção agrícola.

Fonte: BBC News Brasil

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Saiba quais são os alimentos campeões em agrotóxico