Cuide dos músculos, mas não se esqueça da saúde. Entenda

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Cuide dos músculos, mas não se esqueça da saúde. Entenda quais são os riscos dos suplementos

Date June 7, 2018 00:27

A importância dos exercícios físicos para a saúde é comprovada. Não existem limites de idade para a realização de atividades, desde que sejam respeitadas as limitações de cada um. Mas com o crescimento do número de pessoas em academias, cresce também o risco do consumo de suplementos esportivos.

O caso fica ainda mais perigoso quando falamos dos adolescentes. Com a vontade cada vez mais urgente de ganhar massa muscular, os jovens acabam sendo atraídos pelo mercado de suplementos antes mesmo de saberem se precisam ou devem tomar.

kaprik / Shutterstock.com

A pediatra Mônica Moretzsohn trabalha no Departamento Científico de Nutrologia da (SBP), e está acostumada com a falta de paciência dos adolescentes para atingir as condições físicas desejadas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Após ingerir suplementos, rapaz de 27 anos sofre uma falha no fígado e fica à beira da morte

“Percebo nas consultas que é muito grande a demanda por esse tipo de produto. O adolescente é invariavelmente vaidoso e quer ficar forte logo”, diz Mônica. Um estudo recente realizado em Fortaleza (Ceará) acompanhou a rotina de 85 frequentadores de academias. Os pesquisados tinham idades entre 18 e 58 anos.

Os pesquisadores descobriram que a procura por suplementos é muito maior entre aqueles abaixo de 30 anos. Quanto mais novos, maior era a procura. Mas os especialistas afirmam que o maior risco está em pessoas consumirem os suplementos sem qualquer tipo de acompanhamento médico.

Lebedev Roman Olegovich / Shutterstock.com

Os riscos para o uso destas substâncias por jovens são grandes, como o desequilíbrio nutricional, dores de cabeça, insônia. Em alguns casos, o jovem pode ter alterações de humor, se tornando agressivo.

Fique atento aos hábitos do adolescente. Se ele vai muitas vezes por semana à academia, recusa convites de amigos para poder malhar, continua se exercitando mesmo com algum tipo de lesão ou demonstra muita preocupação com a aparência, isso pode indicar que a empolgação pelos exercícios passou do ponto.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Qual vitamina tomar? Veja algumas dicas sobre a função das vitaminas e descubra como utilizá-las para manter uma vida saudável