Já ouviu falar em transplante fecal? Apesar de parecer estr

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Já ouviu falar em transplante fecal? Apesar de parecer estranho, o procedimento pode salvar vidas em caso de infecções intestinais

Date June 5, 2018 18:44

Um procedimento nada comum, aparente mente nojento, pode ser a cura para problemas graves de saúde. O transplante fecal é uma técnica utilizada para ajudar pessoas com problemas intestinais. Claro que não são todos os casos, mas a o procedimento pode evitar consequências fatais para o paciente.

A microbiota intestinal (aquele conjunto de bactérias que convivem em harmonia dentro do intestino de qualquer pessoa) é um sistema muito delicado que deve ser mantido através de uma boa alimentação. Alimentos ricos em fibras são excelentes para manter seu bom funcionamento, por exemplo.

Magic mine / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Casos de febre amarela em SP abrem portas para Brasil realizar transplante inédito de fígado

No Brasil, o procedimento não é comum. Seu primeiro registro aconteceu em 2013, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Desde então, estudos indicam a eficácia da técnica em casos de colite pseudomembranosa, síndrome do intestino irritável, doenças inflamatórias, entre outros casos.

Doro Guzenda / Shutterstock.com

O principal motivo para que o procedimento seja feito é a existência da bactéria Clostridium difficile no intestino do paciente. Na técnica nada agradável, o médico insere o substrato fecal de uma pessoa saldável em outra que está doente. O doador das fezes deve passar por exames para que os médicos saibam se ele não tem a bactéria prejudicial.

Os médicos podem inserir as fezes saudáveis por via anal, oral ou nasal. Não é uma imagem bonita de se ter na cabeça, mas o procedimento pode salvar vidas, como no caso da americana, Tracy Tuft. Ela recebeu o transplante de seu próprio marido em 2012, após uma grave infecção que quase tirou sua vida.

Orawan Pattarawimonchai / Shutterstock.com

Quem diria que uma coisa tão nojenta pode ser a salvação de algumas pessoas e a garantia de uma vida saudável?

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Pai cruza país para escutar o coração de filha batendo no peito de outro homem