Descubra qual o seu biótipo e em quê isto interfere na sua

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Descubra qual o seu biótipo e em quê isto interfere na sua vida e saúde

Date August 13, 2018 16:32

Você sabe o que são biotipos corporais e como identificar o seu? 

Esta é uma pergunta que intriga muita gente, pois todos sabemos que algumas pessoas têm uma maior dificuldade em ganhar massa muscular, ou emagrecer facilmente que outras. Este fato possui relação com a genética, metabolismo e o biótipo de cada um. 

O biotipo do seu corpo depende de diversos fatores e tem grande influência genética, sabendo exatamente a qual você pertence fica mais fácil de um profissional elaborar um treinamento físico dependendo de cada objetivo. 

Conheça agora a qual dos três biotipos existentes você faz parte e veja se está fazendo algo de errado com seu corpo. 

TreesTons/ Shutterstock.com

 

No geral existe um teste básico, para descobrir seu biotipo. Meça seu punho e veja o tamanho da circunferência, se for de: 

15 — 17,5 cm, seu corpo é ectomorfo; 

17,5 — 20 cm, seu corpo é mesomorfo; 

mais de 20 cm, seu corpo é endomorfo. 

 

Agora vamos entender melhor o que isso sifnifica. 

 

Ectomorfo 

  • Estrutura fina 
  • Metabolismo Rápido 
  • Tem dificuldade para engordar 
  • Ombros estreitos 

Olena Yakobchuk/ Shutterstock.com

 

Se você pertence ao grupo dos endomorfos, isso significa que a sua estrutura óssea é pequena, geralmente pessoas deste biotipo possuem peitoral reto e ombros menores e como tem dificuldade para ganhar massa muscular, para obter bons resultados nos treinos, recomenda-se treinar em dias alternados com descansos extra durante a semana, além de focar nos exercícios mais curtos e intensos para hipertrofia  

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Neutralidade Corporal é o nome do movimento criado para entrar em paz com o próprio corpo

 

Mesomorfo 

  • Corpo com músculos definidos 
  • Naturalmente forte 
  • Ganha massa muscular com facilidade 
  • Engorda mais fácil que os ectomorfos 

Alena Ozerova / Shutterstock.com

 

Se você é do time dos mesomorfos, se considere sortuda, já que todos querem ter este biotipo pela facilidade de definir os músculos, entretanto pessoas assim precisam muitas vezes controlar as calorias. 

Este biotipo corporal tem facilidade tanto para hipertrofia muscular quanto para metabolizar gordura, ainda que tenham uma aparência atlética sem fazer nenhuma atividade, os mesomorfos precisam se atentam ao percentual de gordura pois, mesmo que naturalmente aparentem um corpo atlético e por isso estarem no padrão convencional de beleza, é preciso saber o que está acontecendo por dentro. 

g-stockstudio / Shutterstock.com

 

 

Endomorfo 

  • Corpo mole 
  • Ganha músculos com facilidade 
  • Ganha gordura muito fácil 
  • Metabolismo lento 

Nina Buday / Shutterstock.com

 

Por último e não menos importante estão os endomorfos. Estes são pessoas que possuem grande facilidade para engordar, tendo um corpo mais arredondado e suas características mais comuns são a dificuldade para definir os músculos e maior acúmulo de gorduras no corpo. 

Como possuem o metabolismo mais lento, quem pertence a este grupo, precisa controlar a ingestão de calorias e investir nos treinos de cardio e com pesos. 

 

 

É importante ressaltar que para reconhecer o seu biotipo corporal, pode-se estar buscando um profissional especialista no assunto, que também lhe auxiliará na definição que você busca. 

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Que tipo de corpo é o seu? Saiba como descobrir e valorizar o que seu corpo tem de melhor!

 


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.