Você anda cuidando bem da sua boca? Pesquisa mostra que bra

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Você anda cuidando bem da sua boca? Pesquisa mostra que brasileiros não estão tomando conta dos dentes da maneira correta

Date August 27, 2018 23:59

Desde pequenos nós ouvimos falar da importância em cuidar bem dos dentes. A escovação é ensinada em casa e nas escolas, mas parece que muitas pessoas deixaram de lado os ensinamentos dos pais e professores.

Voyagerix / Shutterstock.com

Um estudo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), juntamente com o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística), mostra que os brasileiros não estão tendo os devidos cuidados com a saúde bucal.

wissanustock / Shutterstock.com

A pesquisa revelou que 39 milhões de brasileiros utilizam alguma prótese dentária. As próteses são fixas ou móveis. O número de próteses é maior entre as mulheres, que representam 59% dos usuários. A classe social também influencia a quantidade de próteses.

Entre as classes mais pobres, o número de pessoas com próteses dentárias é maior. São 52% na classe C e 32% nas classes D e E, contra apenas 16% de próteses utilizadas pelas classes A e B.

Mesmo que a maioria das pessoas com próteses tenha mais de 45 anos, é preocupante o número de pessoas entre 25 e 44 anos que precisam utilizar dentadura. Mas o número mais alarmante de todos é o que mostra a quantidade de brasileiros que vivem sem nenhum dente na boca. Ao todo, são 16 milhões de pessoas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 6 dicas para aliviar a sensibilidade nos dentes

Segundo a dentista Tânia Lacerda, muitos fatores contribuem para a perda dos dentes. A alimentação dos dias de hoje é um dos fatores. “Nossa dieta está mais ácida, rica em ultraprocessados e carboidratos. Isso muda o pH [acidez] da boca”, diz a profissional.

Entre os principais vilões dos dentes estão os refrigerantes, e as bebidas industrializadas, responsáveis pelo desgaste excessivo do esmalte dos dentes. Entre os principais problemas causados pela má escovação, ou sua ausência estão as cáries e a gengivite.

 

A limpeza adequada da dentadura é essencial para evitar o acúmulo de tártaro, além de garantir um sorriso mais claro e bonito. Depois de cada refeição a prótese deve ser higienizada nas partes interna e externa, mesmo que somente com água. O acúmulo de alimentos por muito tempo dificultará a retirada da sujeita acumulada. Para a limpeza, use sabonete glicerinado neutro e não creme dental comum. Outra boa alternativa são os produtos específicos para dentaduras. No mercado, existem várias opções disponíveis, como por exemplo, pastilhas efervescentes, que são uma boa opção para quem tem problemas motores. A única desvantagem é que para fazer a higienização com pastilhas, é necessário deixar as próteses de molho no período de 6 a 8 horas. É importante ainda, segurar a dentadura com muita firmeza durante a higienização, para evitar que ela caia e se danifique. É indicado usar escovas grandes, de qualidade e que tenham cerdas regulares, para evitar que a resina da prótese se desgaste ou arranhe. Algumas empresas possuem escovas feitas especialmente para esse fim. Após lavar a dentadura o ideal é seca-la e guardá-la em uma caixa acrílica ou pote de vidro, o que ajuda a evitar infecções bacterianas causadas pela umidade. É importante também lembrar de não dormir com a dentadura, pois é importante que gengiva descanse. Importante: não adianta cuidar apenas da dentadura. É necessário também higienizar a língua para evitar o acúmulo de bactérias e problemas bucais como a halitose. Evite receitas caseiras, pois boa parte delas pode até limpar a dentadura, mas também tem propriedades químicas que podem corroê-la. Em alguns casos, quando houver acúmulo de tártaro na prótese, é necessário uma limpeza profissional no consultório odontológico. #aquitemsaude #aquitemsorriso #dentadura #limpezadentadura

Uma publicação compartilhada por Sorriso Essencial (@clinicasorrisoessencial) em

Mas se a prótese dentária foi a solução encontrada pelo seu dentista, não se esqueça de que ela também deve ser bem cuidada. Existem três tipos de próteses mais comuns, a total, a parcial e a permanente. Cada uma possui suas vantagens de custo e comodidade.

As próteses podem ser limpas com uma escovação comum ou até mesmo com o uso de produtos específicos. Ouça bem as instruções do dentista e mantenha os cuidados diariamente.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Existem 3 motivos principais que podem amarelar os dentes