Menstruação curta e sangue de coloração diferente? Saiba o que isso pode significar

Saúde e Estilo de Vida

June 18, 2018 15:17 By Fabiosa

Uma das dúvidas mais frequentes entre as mulheres são os mistérios que envolvem a menstruação. Seja para entender melhor o que acontece no seu corpo ou para buscar – ou evitar – uma possível gravidez, é comum terem muitas perguntas sobre esse fenômeno do corpo feminino.

Vchal


Dúvidas como duração da menstruação, coloração do sangue e até mesmo ausência de sangramento estão entre as mais frequentes. Por isso, vamos esclarecer alguns pontos para tentar facilitar mais ainda a sua vida.

alesjab / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 coisas estranhas que acontecem durante a menstruação

Menstruar pouco é normal?

Normalmente, uma menstruação curta é típica de quem toma medicamentos anticoncepcionais, pois ele promove pouco crescimento do endométrio, diminuindo a quantidade de tecido que descama durante a menstruação. 
Mas também pode acontecer em mulheres que não tomam medicação contraceptiva, já que a menstruação pode durar de 2 a 8 dias. Também não significa que você está entrando na menopausa antes da hora, pode ficar tranquila!

VonaUA / Shutterstock.com

E se sangue veio marrom?

É comum algumas mulheres terem uma menstruação de coloração mais escura. Nos casos de quem toma anticoncepcional, ela pode vir até semelhante a uma borra de café. Também é uma consequência da diminuição do endométrio com a medicação.

La corneja artesana / Shutterstock.com

A coloração também pode variar de acordo com o período da menstruação, pois é determinada pelo fluxo de sangue. Poderá evoluir do tom mais escuro para um vermelho escuro, até chegar ao vermelho vivo e retornar à coloração de borra de café no fim.

Tolikoff Photography / Shutterstock.com

Mas se o sangramento veio rosa?

Nesses casos, a coloração mais clara pode significar uma infecção. Isso pode acontecer porque a infecção provocará um corrimento vaginal esbranquiçado, que se misturará com o sangue e mudará a coloração. Uma outra característica que pode acontecer é um cheiro mais forte e desagradável. 

July Prokopiv / Shutterstock.com

Além disso, esse tipo de coloração também pode ocorrer logo em seguida a uma relação sexual, caso a mulher esteja menstruada, pois o sangramento poderá vir misturado ao sêmen. Mas depois, a coloração deverá normalizar.

Africa Studio / Shutterstock

Em caso de qualquer alteração na sua menstruação, o ideal é visitar imediatamente o seu ginecologista e buscar informações. Porém, é sempre bom nos conhecermos e ficarmos por dentro do funcionamento do nosso corpo.

Fonte: Cosmopolitan, Viva Bem

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 8 condições que mudam ou atrasam sua menstruação


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.