Testosterona na mulher? Algumas curiosidades sobre esse horm

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Testosterona na mulher? Algumas curiosidades sobre esse hormônio e a sua importância para saúde de homens e mulheres

Date May 18, 2018 14:39

Pode parecer esquisito, mas a testosterona também está presente no corpo da mulher. Apesar de ser comumente conhecido como o hormônio masculino, a substância é produzida tanto no corpo do homem como no da mulher. Ele é produzido nos testículos, nas células de Leydig e nas glândulas adrenais nos homens, e nas mulheres, nos ovários e também nas glândulas adrenais. 

Dean Drobot / Shutterstock.com

Apesar de ser mais predominante no sexo masculino, a testosterona também é importante para a saúde feminina. Na verdade, o hormônio desenvolve outras funções no corpo humano, como atuação no tônus e força muscular, na voz, memória, humor, metabolismo do açúcar e da gordura, ossos e tecidos em geral. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Anticoncepcional masculino já está em fase de testes e vem atingindo bons resultados

Além disso, a testosterona tem importante papel na libido, o que é importante para ambos os sexos. Como é mais comum no homem, já que a mulher possui de 30 a 20 vezes menos testosterona, o desejo sexual masculino costuma ser maior.

WAYHOME studio / Shutterstock.com


Com o passar dos anos, a produção de testosterona vai diminuindo nas mulheres e, com isso, diminui a libido. Isso ocorre principalmente na menopausa. Mas essa queda hormonal também pode ocorrer com o consumo de anticoncepcionais, pois a pílula estimula a produção da proteína globulina ligadora de hormônio sexual, que captura as testosteronas livres.


Por atuar no desenvolvimento muscular, alguns fisiculturistas fazem o uso do hormônio para conseguir ter músculos mais definidos. Por isso, algumas mulheres dessa área apresentam características mais masculinas.

Lebedev Roman Olegovich / Shutterstock.com

Uma curiosidade sobre os níveis de testosterona no corpo humano é que ele diminui quando o homem se apaixona e aumenta quando a mulher cai de amores por alguém. Será que seria a natureza tentando contribuir para que o homem sossegue e fique quietinho ao lado da sua amada?

Ivanko80 / Shutterstock.com


Impressionado com as incríveis funções desse hormônio? Se sim, saiba que alguns alimentos podem ajudar a aumentar a produção dele naturalmente. Gorduras como a presente no azeite de oliva e no peixe podem ser favoráveis, bem como o consumo de cafeína, romã e alho.

Dzha33 / Shutterstock.com


E aí, tentado a fazer uma mudança na sua dieta?

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: A versão masculina da menopausa se chama andropausa e também tem seus incômodos