Rim é um órgão pequeno e "tímido", porém você nunca vai querer ter um problema com eles! Entenda por que são tão essenciais

Saúde e Estilo de Vida

July 24, 2018 16:35 By Fabiosa

Os rins são órgãos super pequenos e que não recebem tanta "fama" assim. É difícil ficarmos falando: "ah, estou com uma dor no meu rim" ou "ah, meu rim funciona muito bem atualmente". Aliás, muitos de nós nem mesmo sabe direito onde estão localizados. Porém, a importância deles para o funcionamento do nosso corpo é gigante.

yusufdemirci / Shutterstock.com

A "duplinha" de órgãos se posiciona na parte inferior da costas, um mais ao lado esquerdo e o outro mais ao lado direito do corpo. E eles são muito importantes para a produção da urina, ou seja, para o excremento de substânciaa que não serão absorvidas pelo organismo e também responsáveis pela regulação do volume de água que há no corpo.

Por ter essa função de regulação de líquidos, equilibrar os ácidos e minerais do corpo, o bom funcionamento do rim é importantíssimo para manter a pressão sanguínea estável. Portato, apesar de pequenos e por vezes, negligenciados, o "rapaz" precisa ser muito bem cuidado se quisermos vivermos por muitos anos.

E não é sinal de cuidado, você exagerar na ingestão de refrigerantes, alimentos com muita açúcar, "fast foods", frituras e comidas gordurosas em geral. Todos esses produtos com alto teor de gordura e açúcares, são metabolizados no rim e eles podem ficar sobrecarregados pelo excesso dessas substâncias no seu sangue.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Amor incondicional: marido celebra aniversário de casamento doando o rim para sua mulher

Então, evite comer esse tipo de refeição ou mesmo, consuma-a com parcimônia. Priorize lanches saudáveis com frutas, legumes, cereais e alimentos com um bom teor de fibras.

Daxiao Productions / Shutterstock.com

Fique atendo ao nível de seu colesterol. Pessoas com problemas de colesterol alto, possuem mais chances de desenvolver um sério transtorno renal. Portanto, evite que isso aconteça, pratique exercícios. A atividade física dimiui o nível de colesterol, além disso é importante para evitar o sobrepeso e estabilizar a pressão arterial, evitando que desenvolva um quadro de pressão alta.

Se hidrate bastante. Ou seja, beba muita água, pois ela é muito importante para o corpo e mais especificamente para o rim. Ele é um órgão que necessita desse líquido, já que ele é quem regula a presença dela no organismo. Se você quer saber se bebe água corretamente, repare na sua urina, se ela for clarinha, você ingere bastante água.

Mas se ela for sempe muito escura e concentrada, aumente a quantidade de água que toma, para que não acarrete em nenhum problema futuro. Além disso, quem mora em locais quentes ou faz muito exercício físico, também deve beber mais água em média do que algumas outras pessoas que não estão nessa mesma realidade. 

Jamais consuma remédios em excesso. Não seja uma daquelas pessoas que tomam anti-inflamatórios e analgésicos logo nas primeiras dores e sem consultar um médico. Essas drogas são metabolizadas nos rins também, e uma grande concentração delas pode afetar o bom funcionamento do órgão.

Yulia Kuznetsova2017 / Shutterstock.com

Evite consumir grande quantidade de sal. Há uma quantidade mínima e segura para ingerir esse produto, portanto não exagere. No mais, preciso nem dizer que fumantes também estão sob risco de comprometimento do rim, não é? Logicamente que sim, o cigarro também é um fator de risco para problemas renais. Portanto, apague-o agora!

Shutterstock

O cuidado com a duplinha de órgãos tem que ser muito zeloso. Problemas renais são uma lástima, e ninguém quer ter que ficar fazendo hemodiálise semanalmente ou mesmo ter que passar por transplante. Então, siga as dicas, cuide deles e assim, você terá uma vida segura, saudável e feliz.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: "Preciso de um rim para a minha esposa": homem caminhou pela estrada tentando encontrar um doador para a amada esposa