Exaustão emocional é um problema sério! Aprenda a reconhecer os sinais e lidar com essa sensação terrível que afeta mental e fisicamente

Saúde e Estilo de Vida

June 26, 2018 13:59 By Fabiosa

Com o passar do tempo, as doenças mentais e emocionais têm ganhado mais espaço e, com isso, fica mais fácil discuti-las e aprender a lidar com elas da forma correta.

Uma dessas doenças é a exaustão emocional. E não se engane! Apesar de ser um estado de confusão e cansaço mental, ela deixa a pessoa que a sente fisicamente fraca.

gettyimages

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: A Psicologia explica sobre autocontrole emocional com o teste infantil do Marshmallow

Outra informação importante é que a exaustão emocional não acontece de uma vez só, ela é resultado de um acúmulo de fatores que acontecem diariamente e, de repente, geram um colapso enorme.

gettyimages

Isso acontece porque a pessoa que tem exaustão emocional normalmente exige muito de si mesma e acaba suportando mais responsabilidades e estímulos do que deveria.

Felizmente, os sinais dessa doença são bem claros e é fácil identificá-los. Aqui vai uma lista dos principais:

Cansaço físico: Sim, a exaustão emocional te deixa cansado fisicamente. Por isso, pessoas que estão passando por essa situação costumam já acordar com essa sensação de cansaço, que a acompanha durante o dia todo.

Insônia: Outro sinal comum é a insônia. A dificuldade de dormir acontece porque pessoas que exigem muito de si mesmas e normalmente despendem muito tempo na resolução de problemas, o que as deixa elétricas durante todo tempo, daí a dificuldade em pegar no sono à noite.

Irritação: Ficar irritado o tempo todo, parecer sempre desconfortável em todas as situações e perder o controle facilmente também é sinal de que algo pode estar errado.

Distanciamento afetivo: Quem está à beira de colapso pela exaustão emocional também se distancia afetivamente. Quem está de fora, pode até pensar que a pessoa não sente nada, mas é bem diferente.

Esquecimento: Esquecer rapidamente o que lhe foi pedido ou apresentar confusão mental é perigoso e um dos principais sinais da exaustão emocional.

Vale ressaltar que a exaustão emocional não ocorre só por causa do trabalho. Ela pode estar presente na rotina diária, nos relacionamentos amorosos, nas interações familiares e até mesmo na convivência da pessoa consigo mesma.

Agora, vamos a parte importante: é possível se livrar dessa exaustão emocional? Sim! E a melhor forma de fazer isso é bem simples, na verdade. Basta tirar um tempo para descansar.

Nada de trabalhar direto sem férias, ein? O ideal é sempre tirar um tempinho para relaxar e viver novos ares.

gettyimages

Mas se o cansaço não é só no trabalho, aí vai outra dica: divida bem seu tempo e aprenda a separar algumas horinhas no seu dia a dia para ler um livro, ouvir uma boa música ou tomar uma taça de vinho tranquilo.

Aprender a estar sozinho e curtir essa solidão é essencial para aprender a lidar com a exaustão emocional e ser uma pessoa mais feliz e realizada.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 3 etapas para chegar ao controle emocional


O material deste artigo é destinado apenas a fins informativos e não substitui o conselho de um especialista devidamente habilitado.