Cuidar bem do seu fígado é essencial para evitar contrair

Cuidar bem do seu fígado é essencial para evitar contrair problemas sérios e até a morte! Você tem feito isso direito?

Saúde e Estilo de Vida

August 2, 2018 17:03 By Fabiosa

O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. Além de ser o mais largo, ele também é responsável pela circulação de 30% do nosso sangue e ainda é capaz de se regenerar totalmente sozinho. Por isso, é muito importante cuidarmos dos nossos fígados para evitar problemas sérios, como hepatite, inflamação e outros.  

Emily frost / Shutterstock.com

Tem mais: ele ainda auxilia na coagulação de sangue e desintoxica nosso corpo. Funciona mais ou menos assim: todo alimento processado que consumimos e a poluição por toxinas tende a prejudicar nosso fígado. Então, mesmo que ele faça o processo de se desintoxicar por si próprio, ainda precisamos tomar algumas precauções para ajudá-lo a concluir a tarefa.

Explode / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Após ingerir suplementos, rapaz de 27 anos sofre uma falha no fígado e fica à beira da morte

Primeiro, que tal conhecer algumas características do fígado? 

Como posso saber se tem algo errado com meu fígado?

Emily frost / Shutterstock.com

Se tem alguma coisa errada com seu fígado, isso vai se manifestar em outras partes do seu corpo. Alguns sinais disso mau humor, depressão, perda de apetite, azia, constipação etc. A lista é realmente infinita. Além disso, há uma lista interminável de doenças causadas por problemas no fígado, como icterícia, hepatite, inflamação do fígado, hipertensão e assim por diante.

Como posso mantê-lo saudável?

udra11/ Shutterstock.com

Às vezes, esquecemos de fazer coisas bem simples, que podem, hora ou outra, danificar o fígado. Alguns desses hábitos são: não manter uma dieta saudável de frutas e legumes, consumir muito álcool, não manter um peso saudável, se automedicar, consumir medicamentos excessivos e não se proteger na hora do sexo. 

O fígado é o único órgão que ajuda na desintoxicação do corpo?

O fígado não é o único órgão que ajuda a desintoxicação do corpo. Os rins, a pele e os pulmões também ajudam a manter os níveis tóxicos do corpo. Eles ajudam a liberar todas as toxinas e nos fazem sentir melhor e mais leve.

Como desintoxicar o corpo?

Vegetais crus são uma das melhores maneiras de desintoxicar o fígado. Vegetais como cenoura, gengibre, beterraba e pepino podem ser colocados juntos no liquidificador e consumidos para ajudar a deixar seu fígado de bom humor, por assim dizer. Tem mais: adicionando hortelã e limão, pode fornecer vitamina C para o corpo.

monticello/ Shutterstock.com

Além disso, adicionar uma boa quantidade de vitamina A, B e C à sua dieta pode ser uma ajuda para o seu fígado se desintoxicar e permanecer saudável. A vitamina A consiste em antioxidantes que ajudam a renovar o fígado, a vitamina B ajuda no metabolismo das gorduras e a glicose e a vitamina C ajudam a desintoxicar o corpo, fornecendo antioxidantes. No mais, vitaminas em geral ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, colocando todas as doenças de escanteio.

Suco detox

Se pesquisar na internet, você vai encontrar um monte de receitas de sucos detox que prometem ajudar no processo de desintoxicação do fígado. No entanto, de acordo com especialistas, essa ideia de que um suco ou outro produto tenha essa função é um mito.  Para eles, a ideia de que você pode liberar seu sistema de impurezas e deixar seus órgãos limpos é puro golpe. Basicamente: um conceito pseudo-médico projetado para vender suas coisas.

Assim, nada de tirar a poeira do juicer, a única maneira de ajudar seu corpo é fazer uma dieta rica em vegetais e vitaminas e praticar exercícios físicos!

Cuidados a se tomar: 

Especialistas ainda alertam para o fato de que cada um deve conhecer bem seu corpo para escolher alimentos que ajudem, invés de atrapalhar. Fazer sucos com alimentos ácidos demais como limão, maçã ou laranja pode ser perigoso para quem tem problemas como úlcera gástrica, especialmente quando tomados de barriga vazia. 

Volodymyr Plysiuk/ Shutterstock.com

O alho em excesso também é prejudicial para a saúde do fígado. Por isso, sem exageros, ok? 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 6 alimentos eficazes para limpar o fígado naturalmente


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.