6 sintomas de alergia alimentar que não devem ser ignorados

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

6 sintomas de alergia alimentar que não devem ser ignorados

Date June 5, 2018 22:04

Segundo dados da Food and Allergy Research and Education – FARE, estima-se que aproximadamente 15 milhões de americanos tenham alergias alimentares.

A condição é mais comum em crianças, mas pessoas de qualquer idade podem manifestar a reação alérgica. 

Se você tem alergia ao pólen, evite estes alimentos

Shutterstock

 

Os sintomas, que podem surgir até 2 horas depois que o alérgico ingere o alimento, são bem variados e vão desde um leve desconforto ao choque anafilático, por isso, resolvemos listar 6 sintomas da alergia alimentar para que o problema possa ter atendimento o mais rápido possível.

1. Espirros e olhos lacrimejantes

Billion Photos / Shutterstock.com

 

É difícil associar espirros e olhos lacrimejantes como uma reação alérgica, já que as causasa para as duas reações podem ser muitas.

No entanto, as duas reações podem ser uma resposta do organismo na tentativa de expulsar o alérgeno por meio das vias respiratórias.

2. Inchaço 

 

Esse sintoma pode aparecer em qualquer região do corpo, mas é mais comum em áreas como boca, olhos e língua.

Caso ocorra na língua e seja muito intenso, o inchaço pode gerar dificuldades em respirar e um médico deve ser procurado imediatamente.

3. Erupções na pele

asiandelight / Shutterstock.com

 

As erupções cutâneas são um dos sintomas mais clássicos da alergia alimentar. Elas podem surgir logo após a ingestão do alérgeno e geralmente são acompanhadas de coceira.

4. Dores de estômago, diarréia e vômito

Voyagerix / Shutterstock.com

 

Desconfortos gastrointestinais como a dor de estômago e a diarréia também são sintomas muito comuns e são um sinal claro do organismo de que algo não vai bem.

O vômito também acontece na tentativa do corpo em expulsar o alérgeno.

5. Tontura e desmaios

fizkes / Shutterstock.com

 

Em casos mais graves de alergias alimentares, a pressão da pessoa pode cair e causar tonturas e desmaios. 

6. Dificuldade em respirar

wavebreakmedia / Shutterstock.com

 

A dificuldade em respirar é um dos sintomas mais graves da alergia alimentar e pode indicar um princípio de choque anafilático, que por sua vez pode levar a pessoa a morte.

Se você sentir qualquer um desses sintomas ao consumir algum tipo de alimento, um médico deve ser procurado imediatamente, já que os sintomas tendem a piorar sem atendimento médico.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 9 produtos de uso diário que podem estar provocando alergia e você nem imagina


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.