Entenda o que é a Síndrome de Münchausen por Procuração

Saúde e Estilo de Vida

May 8, 2018 17:37 By Fabiosa

A Síndrome de Münchhausen é um transtorno em que a pessoa não acredita estar doente como na hipocondria, mas deseja estar enfermo para chamara a atenção.

Instudio 68 / Shutterstock.com

 

O distúrbio foi descrito pela primeira vez em 1951 pelo médico Richard Asher e o termo vem do 
Barão de Munchausen, personagem que contava histórias fantásticas como se fossem verdadeiras, e é isso que acontece com os pacientes da síndrome que fazem relatos fantásticos aos médicos como se, de fato, tivessem acontecido.

Monkey Business Images / Shutterstock.com

 

Existe uma variação do transtorno conhecida como Síndrome de Münchhausen por Procuração que se trata de um tipo de abuso infantil bastante perigoso porque o responsável pela criança, geralmente um dos pais, além de inventar doenças para os filhos, pode chegar a causá-las.

LightField Studios / Shutterstock.com

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Gaslighting é uma forma de abuso psicológico muito mais sutil do que se imagina

Muitas vezes os portadores da síndrome são tidos como pais ou responsáveis zelosos à princípio, e só com o passar do tempo e um exagero de visitas a hospitais por uma grande diversidade de motivos que pode começar a levantar alguma suspeita por parte da esquipe médica.

kryzhov / Shutterstock.com

 

O diagnóstico é bastante difícil, mas crianças constantemente internadas e que apresentam melhoria significativa de saúde quando afastadas do responsável portador da síndrome é um dos sinais do transtorno.

plantic / Shutterstock.com

 

A presença de substâncias químicas no sangue ou urina das crianças é outro fator que chama a atenção, já que os pacientes da síndrome podem chegar a ministrar drogas para simular uma doença em seus filhos.

Luuuusa / Shutterstock.com

 

O zelo exagerado e o conhecimento básico de termos e sintomas de doenças também é um sinal que deve ser observado, bem como a morte de algum outro filho por algum motivo estranho ou doenças raras.

YAKOBCHUK VIACHESLAV / Shutterstock.com

 

Além do difícil diagnóstico, o tratamento da Síndrome de Münchhausen por Procuração também não é fácil já que a pessoa, muitas vezes, não reconhece o problema.

Uma vez diagnosticada a enfermidade, o afastamento da criança do portador da síndrome é necessária e o tratamento é feito por meio de terapia e em alguns casos em que a causa do transtorno seja depressão ou ansiedade, drogas também podem ser prescritas.

Também é importante que a criança vítima do abuso seja tratada física e psicologicamente porque a síndrome pode causar traumas que se não forem tratados pode fazer da criança um futuro abusador.

Ainda existe muito a se investigar sobre a Síndrome de Münchhausen por Procuração já que o transtorno é relativamente novo e foi diagnosticado pela primeira vez em 1977 pelo pediatra  Roy Meadow.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Neurocientistas afirmam que o cérebro pode se modificar de acordo com o uso


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.