Perigo no buzão? Saiba quais doenças você pode contrair no transporte público e se proteja!

Saúde e Estilo de Vida

June 21, 2018 14:16 By Fabiosa

O inverno é conhecido por trazer novos riscos de doenças. As baixas temperaturas e a baixa umidade do ar propiciam um ambiente nada positivo para a saúde. A situação é ainda pior quando estamos em ambientes de aglomeração, como shoppings e meios de transporte coletivos.

ThamKC / Shutterstock.com

Nem sempre percebemos os riscos, mas os transportes são verdadeiras “cápsulas de doenças”. São milhares de pessoas que passam pelo mesmo lugar todos os dias e uma delas pode trazer uma doença extremamente perigosa.

Blue Planet Earth / Shutterstock.com

Descubra agora quais são as doenças que podemos contrair no transporte público.

Subbotina Anna / Shutterstock.com

Gripe

A gripe é uma doença que derruba qualquer pessoa. Sua transmissão pode acontecer pelo ar depois de um espirro, tosse ou até mesmo falando perto de outra pessoa. As mesmas barras de proteção do ônibus que podem evitar uma queda perigosa também ajudam a transmitir a gripe pelo contato.

AlbertBuchatskyy / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Vírus que são usados para carregar baterias e atacá-las, assim funciona o mundo da nanotecnologia

Meningite

Uma doença extremamente perigosa, a meningite atinge o sistema nervoso central e tem um alto índice de letalidade. Assim como a gripe, a doença também pode ser transmitida pelo ar. Por isso, o ambiente do transporte público propicia a transmissão da doença.

J. L. Bryson / Shutterstock.com

Gastrointerite

Os sintomas da gastroenterite são enjoo, febre, vômitos, diarreia. Ela pode causar uma forte desidratação na pessoa. Se uma pessoa que não lavou bem as mãos de pois de fazer o famoso “número 2” tocar em uma das barras e outra pessoa também usar a proteção, existe a possibilidade dela sofrer as consequências da doença.

Flamingo Images / Shutterstock.com

O risco de contágio de doenças aumenta em locais de aglomeração, mas não precisa se desesperar.

paulista / Shutterstock.com

Para evitar tudo isso, mantenha os cuidados de higiene em dia, como lavar as mãos com frequência e evitar passar a mão nos olhos, boca e nariz.

Fonte: Fatos Desconhecidos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Doença conhecida como mãos, pés e boca: saiba mais sobre o vírus causador, sintomas e como se prevenir