Sua cozinha tem um cheiro desagradável que você não conse

DICAS

Sua cozinha tem um cheiro desagradável que você não consegue identificar? O problema pode estar embaixo do teu nariz!

Date August 28, 2018 01:21

Sabe aquele cheirinho super desagradável na cozinha, vindo diretamente da pia? Muito provavelmente, junto com esse odor, você vai perceber que a pia não está escoando bem a água. Se esse for o seu caso, é possível que o seu problema seja com a caixa de gordura.

Honza Hruby / Shutterstock.com

Esse compartimento, como o nome já diz, é responsável por reter toda a gordura que vem da pia da cozinha. A caixa filtra o líquido gorduroso e só depois libera a água para ir ao esgoto. Porém, pode acontecer de acumular uma bola de sujeira, o que provoca problemas tanto na caixa como entupimento na rede de esgoto. Porém, isso pode ser evitado se soubermos a maneira correta de mantê-la limpa e eficaz, e nós vamos te ensinar como fazer isso!

Africa Studio / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Truques de limpeza! Aprenda a limpar persianas de maneira simples

Como limpar sua caixa de gordura

Antes de começar o processo, caso você use água quente na sua casa, terá que esperar a água esfriar por 10 minutos. Depois, já deixe separado uma bacia onde você irá colocar a sujeira retirada do local. Agora vista suas luvas de borracha e mãos à obra!


Syda Productions / Shutterstock.com

O primeiro passo é retirar a tampa da caixa de gordura. Se já sentir dificuldades e precisar de ajuda para abrir, cuidado ao usar objetos pontudos, pois eles podem perfurar o cano e causar vazamentos. Ninguém quer um problema a mais, não é mesmo?


Background Land / Shutterstock.com

O segundo passo é jogar água fervente no ralo da pia. Isso já irá ajudar a remover a gordura acumulada e eliminar um possível mau cheiro. Depois, pode iniciar a limpeza da caixa. Retire os restos de gorduras e deposite na bacia. E lembre-se de não jogar essa gordura em qualquer lugar! Coloque o material em sacos plásticos reforçados e descarte nos locais de lixo orgânico. 

Agora é a hora da limpeza efetiva! Jogue dentro da caixa 200 gramas de sabão em pó e 3 litros de água fervente. Você vai observar que os flocos de gordura irão se dissolver. Caso perceba a necessidade de mais sabão, é só acrescentar. A gordura será escoada pelo encanamento. Depois, feche a caixa e prontinho. Sua caixa está limpinha e pronta para outra! 

Como prevenir que a caixa fique entupida?

A melhor dica para prevenir que esse tipo de problema aconteça é evitando jogar materiais indesejáveis na sua pia, como restos de alimento. Esses devem ser jogados diretamente no lixo. E nunca jogue óleo de cozinha na pia! Além de entupi-la, você ainda estará prejudicando o meio ambiente. Deposite o óleo em vasilhas e descarte-o nos postos de coleta.


Luuuusa / Shutterstock.com

Outra boa maneira de prevenir é evitar curvas na tubulação, pois elas favorecem o entupimento. Além disso, é aconselhável usar mecanismos de sifão, pois servem para reter as impurezas e combater facilmente os congestionamentos. 

Evite também alguns produtos, como soda cáustica. Apesar de até ser efetiva para desobstruir os canos, o produto é muito forte e pode corroer as encanações e causar vazamentos. O refrigerante também é um dos mitos que sempre ouvimos falar quando o assunto é limpeza de encanações. Mas a verdade é que ele não desentope, apenas dissolve os restos de comida.


Andrey_Popov / Shutterstock.com

E como prevenir é sempre melhor do que remediar, fique sempre atento na manutenção da sua caixa de gordura. Repita o processo de limpeza a cada seis meses. Se achar necessário, peça ajuda especializada. Seus dias – e o cheirinho da sua cozinha – vão se tornar bem mais agradáveis!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Livre-se das traças na sua casa com essas 4 dicas valiosas


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.