Existem perigos sobre as pastas de dentes que ninguém te contou! Talvez esteja na hora de saber fazer seu creme dental caseiro

Dicas

August 28, 2018 17:53 By Fabiosa

Todo mundo ama aquela sensação após escovar os dentes, não é mesmo? Uma refrescância e sentimento de limpeza tão agradáveis que chega dá gosto sair falando e sorrindo por aí. E o motivo? O querido creme dental, que é o responsável por essa prazerosa sensação de refrescância.

Tuzemka / Shutterstock.com


O creme dental, pasta de dente ou até gel dental há muito se encontra no nosso cotidiano, chegando a ter registros históricos em manuscritos egípcios no século IV a.C. Porém, apesar de ser tão comum no nosso dia a dia e de parecer que estamos fazendo a coisa certa, escovar os dentes usando essa pasta tem lá suas desvantagens, algumas para o meio ambiente e outras para você mesmo. Você imagina quais sejam? E como se livrar desse inimigo que mora ao lado, ou melhor, que mora dentro do banheiro? Nós temos algumas soluções.

Africa Studio / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Quem não quer cabelos fortes e que crescem mais rápido? Aprenda o segredo das indianas em 3 receitas simples!

Escovar os dentes faz mal?

Não é que escovar os dentes faça mal. Na verdade, esse é um hábito saudável e higiênico e nos ajuda a ficar livres de cáries, mau hálito e outros problemas bucais. Porém, o principal problema está no creme dental, na quantidade de lixo que ele produz e na sua composição. Essa pasta é feita principalmente de três itens, que são os grandes vilões da história: flúor, lauril éter sulfato de sódio e triclosan.

ADragan / Shutterstock.com

O flúor ajuda a diminuir a perda de cálcio e fósforo, aumentando a resistência contra cáries. Porém, em excesso, ele pode causar manchas brancas nos dentes, osteoporose e até envenenamento. Além disso, pode ser prejudicial ao meio ambiente quando levado ao esgoto. O mesmo acontece com o lauril, que causa a morte de organismos quando despejado em rios e lagoas. O triclosan é usado no combate de bactérias, mas também pode causar reações alérgicas e, quando descartado no meio ambiente, desregula a flora bacteriana do lugar.

Picsfive / Shutterstock.com

E como escapar dessa encruzilhada?

Depois dessas revelações, ficamos no meio de um “fogo cruzado” e nos deparamos com um grande dilema: escovar ou não os dentes. Mas pode ficar tranquilo que não é bem assim. Você pode escovar os dentes tranquilamente, desde que tome algumas medidas necessárias para diminuir esse mal causado pela pasta de dente. E uma das alternativas é fazer você mesmo o seu creme dental! Além de economizar um bom dinheiro, você ainda estará ajudando a si mesmo e ao meio ambiente. Que tal?

Voyagerix / Shutterstock.com

Como fazer seu creme dental caseiro

Essa é uma receita super simples e que deixa os dentes bem claros e menos sensíveis. É ideal para quem não consegue morder um picolé sem sofrer. Além disso, ela é totalmente orgânica, vegana e, é claro, bem mais saudável e sustentável. E é bem fácil de fazer! Você só vai precisar de três ingredientes:

  • Óleo de coco
  • Bicarbonato de sódio
  • Óleo essencial de sua escolha

wavebreakmedia / Shutterstock.com

Para preparar, basta misturar duas medidas de óleo de coco para uma medida de bicarbonato. Acrescente a essência até ficar com gosto e fragância que deseja. Se preferir, pode substituir o bicarbonato por pó de juá. A validade do creme caseiro é, em média, dois meses.

Africa Studio / Shutterstock.com

E aí, que tal fazer essa experiência? É bom para o meio ambiente, para você e para o seu bolso!

Fonte: eCycle, Viver Sem Lixo

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Aprenda a fazer um poderoso produto de limpeza com o óleo que sobra das frituras


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.