Grãos integrais: aprenda a melhor forma de cozinhar e aprov

DICAS

Grãos integrais: aprenda a melhor forma de cozinhar e aproveitar todos os benefícios desse rico ingrediente

Date August 30, 2018 21:56

Todos queremos ter uma alimentação saudável. Não só para perder aqueles quilinhos a mais, mas também para ficarmos com a nossa saúde sempre em dia. E para isso, sempre buscamos acrescentar alimentos mais nutritivos na nossa dieta, entre eles, os famosos grãos integrais. 

Arturs Budkevics / Shutterstock.com


Pode ser um arroz integral, lentilha, grão de bico ou até ervilha, os nomes chegam a assustar, mas a verdade é que esses ingredientes são super poderosos e nutritivos. Estudos apontam que eles têm um papel importantíssimo nas funções do nosso organismo, controlando peso e doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. E, para melhorar tudo isso, você pode torná-los ainda mais saudáveis se souber a maneira certa de utilizá-los. Que tal algumas dicas?

VGstockstudio / Shuttershock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: A verdade que pouca gente sabe: não é só a receita que importa na hora de fazer a comida! Descubra quais as panelas que protegem sua saúde

O que são os grãos integrais?

Os grãos integrais fazem parte do grupo dos grãos de forma geral. Estes são qualquer alimento feito à base de trigo, arroz, aveia, farinha de milho, cevada ou outro cereal. Os dois subgrupos de grãos são os integrais, que conservam todo o núcleo do ingrediente, e os refinados, que são moídos e ficam com a textura mais fina, sendo conservados por mais tempo. Porém, enquanto o primeiro conserva as suas propriedades saudáveis, o segundo, mesmo enriquecido com vitaminas e ferro, perde todas as fibras no refinamento.

Vladislav Noseek / Shutterstock.com

Qual a melhor forma de prepará-los?

Às vezes, usar esses ingredientes conhecidamente mais benéficos à saúde nem sempre é tarefa fácil e agradável ao paladar. Mas essa realidade pode mudar a partir de agora! Isso porque existem algumas táticas infalíveis de cozinha que você pode usar para tornar o preparo dos seus grãos bem mais fácil e saudável, utilizando da melhor forma todos os nutrientes que eles têm para oferecer, além de ficar uma delícia! Então, mão na massa!

Arroz 7 grãos

O arroz integral é um ótimo acompanhamento e substitui muito bem o arroz branco. E se usado para bolinho de arroz também é uma delícia! Para preparar, use uma xícara dos grãos para duas xícaras e meia de água. Acrescente uma colher de chá de sal e leve tudo ao fogo baixo. Quando a água secar, destampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.

Guiyuan Chen / Shutterstock.com

Grão de bico

Além de substituir o feijão, esse grão pode ser usado em saladas e sopas. Para preparar, coloque os grãos de molho em água fervente por dois minutos, deixe descansar por duas horas e retire a água. Use uma xícara de grãos para três de água e uma colher de sopa de sal. Cozinhe em uma panela de pressão por 15 minutos até começar a chiar.

KPG_Payless / Shutterstock.com

Quinoa

A quinoa também pode substituir o arroz ou servir de acompanhamento. Porém, você pode usar sua imaginação e acrescentá-la no preparo de tortas, bolinhos e até como carne. O preparo é feito com uma xícara do grão para duas xícaras de água e uma colher de chá de sal. Pode seguir os mesmos passos do arroz 7 grãos que ficará no ponto!

Daxiao Productions / Shutterstock.com

Lentilha

A lentilha é um bom substituto para o feijão e pode ser usado também em saladas e sopas. O preparo é semelhante ao grão de bico, mas deve permanecer na pressão por apenas 5 minutos. 

Natallia Harahliad / Shutterstock.com

Ervilha

A ervilha é um ingrediente rico e pode fazer parte desde saladas até massas e tortas. Cozinhá-las no vapor é a melhor forma de preparo. Deixe-as cozinhar por 2 minutos até ficar verde clara e “al dente”.

marilyn barbone / Shutterstock.com

Agora não tem mais desculpa para incluir esses alimentos super saudáveis na sua dieta!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: A dúvida que não quer calar: será que pode reutilizar o óleo para fritar alimentos?