Xô, bactéria! Aprenda a lavar panos de prato corretamente

Xô, bactéria! Aprenda a lavar panos de prato corretamente

Dicas

August 14, 2018 23:16 By Fabiosa

Pano de prato é um item praticamente indispensável na sua cozinha, não é mesmo? Todo mundo tem um para enxugar as louças e, às vezes, até as mãos. Parece um objeto aparentemente inofensivo. Bem, só parece mesmo. Porque, se não for bem cuidado, ele é uma fonte riquíssima de perigos à sua saúde!

4 PM production / Shutterstock.com


Por incrível que pareça, o pano de prato pode acumular mais bactérias até mesmo que a tampa do seu vaso sanitário! Isso mesmo! Esse mesmo paninho que, muitas vezes, você coloca empendurado no seu ombro, pode acumular mais de 1 milhão de bactérias. E se você é daqueles que pega um pano de prato depois de usado e coloca para secar em cima da pia ou empendurado no fogão, saiba que não estã apenas errado, mas muito errado!

Africa Studio / Shutterstock.com


Vamos te ensinar agora qual a maneira correta de lavar e higienizar o seu paninho de prato de cada dia!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Aprenda com os profissionais! 11 truques que os profissionais de limpeza usam em hotéis 5 estrelas

Desinfete antes de lavar

Para higienizar corretamente o seu pano de prato, o ideal é que você desinfete a peça antes de colocar na máquina de lavar ou de misturar com as outras roupas do tanque. Do contrário, todas as suas roupas, ao invés de limpas, vão ficar igualmente contaminadas. Por isso, é sempre bom pegar o pano e colocar em uma solução de água e desinfetante e deixar agir por alguns minutos. Só aí ele estará pronto para ir para lavagem.

S_L / Shutterstock.com

Desinfetantes naturais

Caso não queira usar um desinfetante químico, você também pode pegar o pano e misturar com produtos naturais que terão o mesmo efeito. Para isso, basta ferver uma panela com água e adicionar uma colher de sopa de vinagre ou de bicarbonato de sódio e uma de sabão em pó e colocar o pano dentro. Outra opção é ferver a água com rodelas de limão e colocar suas peças sujas lá. Deixe ferver por cerca de 5 minutos e, em seguida, deixe esfriar. Depois é só lavar o pano normalmente.

focal point / Shutterstock.com

Finalize com ferro de passar

Depois que seu paninho estiver corretamente lavado e seco, uma boa dica para fechar com chave de ouro é finalizar com o ferro de passar. Ajuda a eliminar os resquícios de bactérias e ainda deixa o paninho lisinho e pronto para outra!

BonNontawat / Shutterstock.com

Alguns cuidados a mais

O pano de prato precisa de tantos cuidados como uma esponja ou qualquer outro material de cozinha. Eles estão ali expostos a todo tipo de bactéria e, constantemente, entram em contato com nossas mãos, o que pode ser muito prejudicial. Por isso, troque constantemente os seus panos de prato. Se possível, de 3 em 3 dias. Lave-os sempre da maneira correta e nada de guardar molhado ou de colocar para secar na pia! Deixe-o secar ao ar livre.

Andrey_Popov / Shutterstock.com

Um pano para mão e outro para louça

Essa dica é primordial! Nada de misturar o pano que você usa para enxugar seus pratos com o mesmo que você usa para secar as mãos, pois as bactérias do pano de prato passarão para suas mãos supostamente limpas.

Pense duas vezes antes de colocar aquele pano para secar em cima da pia. Você não vai querer um milhão de bactérias misturados com sua louça, não é mesmo?

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 6 acessórios de limpeza que devem ser higienizados após cada uso


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.