Muito mais do que lavar louça! Descubra os 11 usos inusitad

Muito mais do que lavar louça! Descubra os 11 usos inusitados das esponjas

Dicas

August 14, 2018 21:20 By Fabiosa

Elas são figurinhas certas na sua casa, ou melhor, na sua pia. As esponjas ou buchas são quase impossíveis de não se encontrar em qualquer casa e dispensa por aí. Mas se engana quem pensa que as queridinhas da louça limpa são usadas apenas para a limpeza dos seus pratos sujos.

Maxal Tamor / Shutterstock.com


Como a criatividade é uma coisa sem limites, algumas pessoas fizeram o grande favor de descobrir que a esponja pode ter muito mais utilidade do que você poderia imaginar. Muito mais do que lavar louças, elas podem ser bem mais úteis no seu dia a dia. E garanto que alguns desses usos são realmente surpreendentes! Você já imaginou usar esponja no seu cabelo? Pois reveja seus conceitos e prepare-se para descobrir a verdadeira esponja mil e uma utilidades!

Shultay Baltaay / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Ih, manchou! Confira dicas para limpar as tintas na pele e em tecidos

Limpeza de superfícies

Vamos começar pelo mais óbvio: a limpeza. Mas essa vai muito além dos pratos e copos sujos. As esponjas podem ser utilizadas para limpar janelas e outras superfícies. Para isso, alguns truques são importantes. Para isso, faça um corte na esponja e insira um pegador de gelo ou salada. Fica super prático de limpar superfícies! 

Limpeza de mangueiras e garrafas

Para limpar mangueiras, separe a parte mais áspera da esponja, faça um rolinho e insira na mangueira. Ao colocar o jato d’água, a esponja vai ser empurrada pela pressão e sair limpando tudo. Já para garrafas, basta cortar um pedaço que passe pela boca do recipiente, colocar um ímã dentro e controlar a limpeza com um íma pelo lado de fora. Parece mágica!

Syda Productions / Shutterstock.com

Limpeza de ventiladores e grelhas

Pegue uma esponja e corte a parte amarela em listras que coincidam com a distância das hastes ou em pequenos quadradinhos. Use para limpar qualquer objeto com arames ou grades.

Vasos e plantas

As esponjas podem ser utilizadas até mesmo para jardinagem! Você utilizá-las para drenar vasos, colocando-as no fundo dos jarros antes de jogar a terra. Assim, as plantinhas sempre ficarão úmidas. Além disso, também pode ser usada como sementeira. Basta fazer cortes na parte amarela, umedecer e colocar sementes dentro. Quando brotarem, substitua por um vaso maior.

wk1003mike / Shutterstock.com

Suporte

Por serem fofinhas elas podem ser usadas como suporte para várias coisas, como ovos e alfinetes. Também servem para proteger as superfícies de madeira, podendo ser colada ao fundo de enfeites, para evitar arranhões na superfície.

Proteger pisos e paredes

Paredes e pisos arranhados são terríveis, não é mesmo? Pois a esponja também pode te ajudar nisso. Na hora de colocar um prego, lembre-se de usar uma esponja no local onde o martelo vai encostar e evite uma pintura arranhada. Para pisos, só colocar a esponja nos pés de cadeiras e móveis para evitar riscos.

Fazer as unhas

Na hora da manicure, a esponja também ajuda. Use pedacinhos de esponja para separar os dedos na hora de pintar as unhas, para evitar que um dedo fique sobre o outro. Elas também podem ser usadas para remover esmalte.

Africa Studio/ Shutterstock.com

Tirar pelos e bolinhas de roupas e estofados

Se você tem pet em casa, essa dica é valiosa. A esponja pode ser usada para tirar os pelos do estofado, bastando passar uma esponja úmida. Para as bolinhas, é só passar a parte mais áspera.

Cachos definidos

Pois é, até no cabelo você usa esponja! Para ter o cacho dos sonhos, basta pegar arames rígidos e passar por dentro das esponjas e envolver o cabelo para definir os cachos.

Nastya22 / Shutterstock.com

Bolsa de gelo

Basta encharcar o produto, colocar em um saco plástico e congelar. Ela poderá ser usada desde para gelar bebidas até para amenizar hematomas.

Tirar cheiro ruim da geladeira

Aquele cheirinho ruim de geladeira pode estar com os dias contados. Basta polvilhar bicarbonato de sódio na bucha e colocar na geladeira. Prontinho!

Achou pouco? Pois saiba que a esponja pode ter muitos outros usos, desde que você use sua criatividade. Que tal testar e inovar?

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Faxina sem mistérios: veja alguns truques para fazer uma limpeza profissional em sua casa