Além da cozinha! Descubra 4 utilidades incríveis do azeite que você não podia imaginar

O azeite de oliva é um ingrediente incrível e indispensável na sua cozinha. Além de fazer muito bem para sua saúde, é um diferencial super saboroso em qualquer prato. Seja para refogar um alho ou cebola ou para temperar saladas, ele pode ser utilizado em várias etapas da cozinha... e até mesmo fora dela!

DUSAN ZIDAR / Shutterstock.com


Pois é isso mesmo. Você sabia que o uso do azeite não se limita só ao amplo ramo da culinária? Muito além disso, esse rico alimento pode ser utilizado em outros afazeres do nosso dia a dia, seja na limpeza da casa ou na hora de se livrar de um chiclete indesejado grudado na nossa roupa. Ficou curioso? Pois vamos agora mostrar os usos do azeite que você nem podia imaginar!

ifong / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Qual melhor material para armazenar os alimentos? Descubra que tipo de pote você deve usar!

Como escolher o seu azeite?

Antes das curiosidades sobre, vamos a uma dica primordial para quem quer comprar um azeite de qualidade, mas ainda se enche de dúvidas. A primeira dica é ficar de olho no rótulo do produto, pois é ele quem vai te ajudar a escolher um bom azeite. Nele, você poderá observar a data da colheita e envase e escolher a mais recente, para garantir o frescor. Ao contrário do que alguns pensam, o azeite não melhora com a idade.

twins_nika / Shutterstock.com

Também dê preferência aos de embalagem escura, pois evitam a entrada da luz. Os que são produzidos no próprio país são melhores, pois passaram menos tempo no transporte. Além disso, o azeite extra virgem é o mais indicado, pois atesta que o óleo é feito totalmente de azeitonas e que a sua acidez é inferior a 10,8%, o que atesta que todas as etapas da produção do azeite foram seguidas adequadamente. Porém, se puder escolher opções com menos 0,5%, é ainda melhor! 

Rawpixel.com / Shutterstock.com

Agora vamos saber como utilizar o azeite para além da sua cozinha!

Ajuda na hora de lavar a louça

Quem disse que só com detergente se lava uma louça suja? O azeite pode ser um ótimo aliado na hora de limpar seus utensílios, pois ele facilita muito mais a saída daquela sujeira impregnada. Para isso, basta colocar um pouco de azeite em um pano limpo e passar nos objetos sujos. Depois é só lavar normalmente com água e sabão. Você vai perceber a facilidade!

Wojciech Skora / Shutterstock.com

Cheirinho ruim de ralo

Sabe aquele cheiro desagradável vindo do ralo da pia? Pois o azeite também pode te ajudar aí. Ele contribui para neutralizar o cheiro ruim, que normalmente é oriundo de resíduos de comida. Mas saiba que o azeite não desentope, apenas ameniza o cheiro naquele momento. É uma solução imediata, mas sempre se indica desentupir o ralo depois de maneira adequada.

Honza Hruby / Shutterstock.com

Móveis brilhantes

Além de tudo isso, o azeite ainda pode ser usado para polimento de móveis de madeira. Se você tem alguma mesa antiga ou cadeiras de madeira que estão completamente opacos e sem brilho, um pouco de azeite em um pano para esfregar irão resolver o problema. Vai renovar o visual da sua casa.

Dzha33 / Shutterstock.com

Tira até chiclete grudado!

Essa é incrível! Um chiclete grudado no seu sapato ou roupa é tudo que você não queria no seu dia. E para te ajudar em mais um perrengue, temos o azeite! Com a dupla infalível de azeite e pano limpo você consegue se livrar dessa.

Billion Photos / Shutterstock.com

Azeite já era bom, mas depois dessas dicas ficou ainda melhor!

Fonte: Terra, Gaz, Empório do Azeite

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Você sabe lavar frutas e legumes corretamente? Aprenda todos os métodos usados e saiba o mais eficaz