O feijão queimou na panela? Dicas infalíveis pra não ter que jogar tudo fora

Cozinhar bem exige experiência, cuidado e os ingredientes certos. Mas, ainda assim, acidentes acontecem. Mesmo uma cozinheira de mão cheia pode acabar passando do ponto no tempero ou até deixando a comida queimar. Muitas vezes, a pessoa joga tudo fora e começa de novo, mas existem alguns macetes que podem ajudar nessas horas! 

Quer um exemplo? Já deixou o feijão passar do ponto na panela? O caldo seca, o cheiro de queimado reina e parece impossível que algo se salve, não é?

Dá até dó, principalmente porque cozinhar feijão não é fácil e dá muito trabalho. Muita gente ainda aproveita para fazer uma grande quantidade e congelar para os outros dias. Por isso, deixar ele queimar é um baita desperdício. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Feijão nosso de cada dia! Conheça essas dicas que vão deixar seu feijãozinho muito mais delicioso!

Mas, vamos lá! Temos dicas valiosas para consertar o feijão queimado e ainda lavar a panela e evitar manchas! 

Salvando o feijão queimado 

O primeiro passo ao ver que o feijão está queimando é desligar a panela de pressão do fogo. Em seguida, molhe um pano e coloque a panela em cima dele. Isso vai ajudar a interromper a fonte de calor. 

Em seguida, levante a válvula da panela para a pressão sair. É importante usar uma colher de pau para evitar queimaduras.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por 🌻💋Ruescy💋🌻 (@ruescy) em

Quando a panela abrir, transfira o feijão que não queimou para outra panela ou recipiente. Por último, acrescente água suficiente para cobrí-lo, coloque uma cebola média inteira ou pela metade dentro. Deixe ferver por 15 minutos e desligue. 

A panela

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Minha Marmita Tem (@minhamarmitatem) em

Claro que não é só a comida que importa. Afinal de contas, a panela que usamos para cozinhar o feijão também pode sair 'danificada' desse acidente. Mas também não tem erro para consertá-la. 

Primeiro, acrescente água suficiente para cobrir toda parte queimada e adicione duas colheres de bicarbonato de sódio. Deixe ferver e mexa durante o processo com uma colher de pau, para ajudar a desgrudar os restos de comida e o queimado.

Depois de cerca de cinco minutos, desligue a panela e lave normalmente. 

Maxal Tamor / Shutterstock.com

Gostou das ideias? Conhece outros truques para salvar comida queimada? Compartilha com a gente aí pelos comentários!

Fonte: Vix

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Esqueça a cozinha! 7 usos diferentes para a cebola que vão te surpreender

Recomendamos