Pele saudável: 10 coisas que você está fazendo errado ao cuidar da pele

Ter uma pele saudável e bonita depende de vários fatores. Além de saber qual seu tipo de pele e usar os produtos adequados para ela, é preciso ter uma rotina de limpeza e tomar vários cuidados essenciais para manter a saúde e beleza da 'cútis'. 

Roman Samborskyi/ Shutterstock.com

Enquanto alguns são bem óbvios, outros exigem mais atenção e acabamos cometendo erros mesmo sem saber que estamos fazendo algo errado e até prejudicial para nossa pele. Confira uma lista com 10 coisas que você faz errado e que estão danificando sua pele: 

Dormir maquiada

De todos, esse é um dos erros mais comuns. Até porque, por vezes, a peqguiça ou mesmo a falta de atenção acaba fazendo com que a muher deite maquiada. Mas fazer isso não deixa a pele respirar durante a noite, o que propicia o cenário para aparecimento de espinhas, aumenta a oleosidade da pele e, a longo prazo, faz com que a pele envelheça mais rápido. 

Ou seja, da próxima vez, espante a preguiça e perca alguns minutos removendo toda aquela maquiagem e lavando a pele adequadamente antes de ir para a cama, ok? 

Tomar banhos quentes

No inverno, não tem nada melhor do que tomar um banho com a água pelando, né? Só que esse hábito não é nada benéfico para a pele, que acaba ressecando e ficando mais propensa a alergias e irritações. 

Além disso, banhos demorados também são uma péssima escolha. O ideal é que fiquemos 10 minutos embaixo do chuveiro para sair com o corpo limpinho e sem chances de danificar a pele. 

Não ter uma rotina de cuidados com a pele

goodluz / Shutterstock.com

Os cuidados com a pele devem ser constantes e, porque não manter uma rotina diária para limpar, tonificar a hidratar a pele? Se não fizer isso, sua pele ficará cheia de impurezas e com direito a espinhas, cravos e manchas. 

A dica é sempre usar produtos que sejam apropriados para sua pele e fazer todo processo para deixá-la perfeita.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Nada de pele ressecada e descascando! 5 dicas para manter a pele linda nos meses frios e secos

Comer mal 

Africa Studio/ Shutterstock.com

Você com certeza já ouviu o ditado de que você é o que você come, certo? Pois, bem, isso nunca foi tão verdade como agora. O cuidado com a pele vem de dentro para fora. Por isso, se alimentar com comidas gordurosas, calóricas e cheias de açúcar ou sódio significa ter uma pele cada vez mais cheia de espinhas. 

Hora de investir na alimentação balanceada, com alimentos antioxidantes. Sua pele agradece!

Beber muitas bebidas alcoolicas

Olena Hromova / Shutterstock.com

Tudo aquilo que é exagerado faz mal. Com a bebida alcoolica, não seria diferente. Beber demais afeta a circulação sanguínea e a produção de colágeno, além de dificultar a cicatrização da pele. 

Fumar

Você já está cansada de saber que fumar faz mal e pode levar à morte. Mas esse péssimo hábito também contribui para maior flacidez no rosto e corpo de surgimento de rugas. 

Quer mais? Assim como as bebidas alcoolicas, diminuem a produção de colágeno e prejudicam a circulação sanguínea. Hora de largar esse vício de vez.

Dormir mal 

InesBazdar / Shutterstock.com

Ja ouviu a expressão "sono de beleza", pois é, ela está certíssima! Dormir pouco (e mal) causa marcas de expressão e antecipa o aparecimento das rugas. 

Nada de trocar o sono por outra atividade, ein? 

Espremer cravos e espinhas

ZephyrMedia / Shutterstock.com

Todo mundo adora expremer um cravo ou espinha indesejável, mas esse ato também atrapalha, e muito, na saúde da pele. Além de poder causar alguma infecção, deixa marcas e cicatrizes na pele. 

Da próxima, deixe esse trabalho para a dermatologista ou para a esteticista. 

Não usar protetor solar 

Romariolen/ Shutterstock.com

Outro erro bem óbvio é o de não usar protetor solar e sair às ruas. Isso também auxilia no envelhecimento precoce da pele e também é responsável por doenças graves, como o câncer de pele. 

Nem mesmo no inverno você está livre desse produto essencial. Mesmo que o sol não desponte, passe o protetor antes de sair de casa. 

Compartilhar pincéis de maquiagem 

Africa Studio / Shutterstock.com

Toda pele tem impurezas e bactérias que são transmitidas por objetos como os pincéis de maquiagem. Por isso, nada de compartilhar esse item com outra pessoa. 

Lembre-se: dermatologistas existem por um motivo 

Não precisa bater carteirinha no consultório de dermatologia, mas, vez ou outra, é bom dar uma passada para ter certeza de que está tudo ok com sua pele. 

Fonte: M de Mulher, Into The Gloss, DermaClub

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 alimentos antienvelhecimento para sua pele