10 maneiras de aproveitar a pasta de dente na limpeza

As pastas de dentes são produzidas em diversas fórmulas e deixam os dentes limpinhos. Só que o que muita gente não sabe é que esse produto é praticamente milagroso na limpeza de outras superfícies e uma verdadeira descoberta no quesito de serviços domésticos. 

Irina Qiwi / Shutterstock.com

Além de servir para tirar manchas de roupas facilmente, existe uma série de outras coisas que dá para fazer com esse simples produto! Conheça 10 utilidades: 

Polir joias e prataria

Climber 1959 / Shutterstock.com

Para dar um ar novo para joias e pratarias que, devido ao tempo, ficaram meio apagadas, é só esfregar um pouco de pasta de dentes, com ajuda de uma escova sem uso ou de um pano que eles ficarão novinhos em folha. 

Limpar o ferro de passar roupas

Seksun Guntanid / Shutterstock.com

O tempo de uso também faz o ferro de passar roupas ficar com manchas pretas na parte de baixo. Para acabar com essas manchas, é só repetir o mesmo procedimento que fez com pratarias e joias. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Formas efetivas de limpar os móveis estofados em casa

Remover manchas de copos

Mesmo que os porta-copos estejam à disposição, sempre tem alguém que se esquece e coloca copos, canecas e taças diretamente sobre mesas e outros móveis. Se eles são de madeira, é bem provável que a marca da parte de baixo desses copos acabe ficando no tampo da mesa. 

Uma forma de acabar com isso de vez é passar um pano úmido com um pouco de pasta de dentes sobre a marca, fazendo movimento circulares. Depois, é só finalizar passando um pano limpo. 

Limpar vidros e espelhos

Dariusz Jarzabek / Shutterstock.com

O vapor de água quente, principalmente nos banheiros, deixa espelhos e vidros com algumas marquinhas, depois de seca. Felizmente, essas manchas somem facilmente depois de uma limpeza com um pouco de pasta de dente e uma esponja. 

A dica é usar o lado mais macio da esponja para que o serviço seja feito corretamente e não danifique esses objetos. 

Limpar faróis dos carros

PopTika / Shutterstock.com

Depois de um tempo, os faróis dos carros adquirem uma aparência opaca, sem brilho e com aparência de estarem sempre sujos, mesmo depois de uma lavagem. 

Aqui, o procedimento é parecido com o da limpeza de espelhos e vidros, é só passar um pouco de pasta de dentes com ajuda de uma esponja (sempre do lado macio) e, ao final, passar um pano de microfibra limpo. 

Operação tapa-buraco

Outro uso da pasta de dentes é tapar buracos nas paredes de forma fácil e rápida. Basta cobrir os buracos com a pasta e usar um papelão para deixar a massa homogênea. Se a parede for branca, vai funcionar como massa corrida, mas, se for colorida, você precisará passar uma mão de tinta depois. 

Tirar o cheiro de garrafas térmicas

Lithiumphoto / Shutterstock.com

Normalmente, usamos garrafas térmicas para armazenar, café, leite, chás e água. Com o tempo, esses recipientes acabam ficando com um cheiro desagradável. Para acabar com isso, basta colocar água quente com um pouco de pasta de dentes. Depois, feche a garrafa, agite e espere cinco minutos antes de enxaguar. 

Remover manchas em tecidos

Candus Camera / Shutterstock.com

A pasta de dentes também é uma mão na roda para remover manchas de roupas de forma prática. Assim, é só cobrir a mancha com pasta e esfregar levemente. Deixe por alguns minutos e lave.

Mas, cuidado! Não use pastas branqueadoras em tecidos coloridos. 

Tirar rabiscos da parede

Crianças sozinhas em casa ou quietas demais pode significar arte. E uma dessas estripulias são rabiscos e desenhos nas paredes. Se isso acontecer, não se estresse! Cubra os rabiscos com uma fina camada de pasta de dentes. Tire o excesso de pasta com uma esponja e, depois, passe um pano úmido por cima. 

Limpar tênis

300 librarians / Shutterstock.com

Tênis encardidos também podem ficar limpinhos com pasta de dentes. É só passar  pasta na parte suja com ajuda de uma escova velha e voilà! Tênis branquinhos e novos!

Fonte: Tua Casa, Tudo Interessante, Zap Imóveis, Delas.IG

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Casa naturalmente limpa! Dicas para limpar a casa com produtos naturais e substituir os químicos


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.