Chega de gastar horrores com tratamentos para pele e cabelo!

DICAS

Chega de gastar horrores com tratamentos para pele e cabelo! Fabrique seu próprio sabonete de argila em três passos

Date August 31, 2018 16:22

Ricas em nutrientes e com muito benefícios, as argilas são uma espécie de coringa nos tratamentos de pele e do couro cabeludo. Podem ser usadas no formato de creme, máscaras caseiras e até em sabonetes. Só tem um problema: a última opção, que talvez seja uma das melhores formas de promover um tratamento contínuo com o produto, é uma das mais caras, também.

Africa Studio / Shutterstock.com

Felizmente, você pode por a mão na massa e fabricar seu próprio sabonete de argila de uma forma bem simples e em casa mesmo! 

Mas, primeiro, que tal conhecer alguns benefícios desses minerais? 

Benefícios

Anna Hoychuk / Shutterstock.com

São tantos que, para se lembrar de todos eles, você pode precisar de um bloco de anotações. Então, vamos lá! Alguns dos principais benefícios da argila, tanto para a pele quanto para os cabelos: 

  • Renova a pele: a argila é uma das responsáveis pela renovação de células da pele, mas ela também clareia e suaviza imperfeições; 
  • Esfoliação: seja na pele ou no couro cabeludo, a argila também desempenha o papel de esfoliante, o que é excelente para remover células mortas;
  • Desintoxica a pele: assim que passada sobre a pele, a argila remove impurezas e te deixa com a pele bem mais limpinha e saudável;
  • Ativa a circulação: os grãos da argila têm poder de ativar a circulação. Isso significa renovação da pele, mais uma vez, e crescimento acelerado dos fios de cabelo;
  • Remove a oleosidade: uma pele mais suave e macia é resultado do tratamento com a argila, que também diminui a oleosidade da pele;
  • Elimina bactérias: com propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, a argila também ajuda a eliminar bactérias da nossa pele. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Conheça 6 tipos de tratamento com argila e surpreenda-se!

UFA! Agora que você já sabe um pouco mais sobre os benefícios da argila, está na hora de começar a pensar em um tratamento eficaz com ela, não é? Mas você sabia que existem argilas de cores diferentes, e que isso também interfere nesse processo? 

Subbotina Anna / Shutterstock.com

Como já dissemos, a argila é rica em nutrientes e composta por uma série de minerais. Por isso, sua coloração identifica o tipo de sal mineral no qual ela é mais rica. Vamos conhecer um pouco sobre duas cores de argila para ajudar: 

Argila vermelha

Na coloração vermelha, a argila tem muito silício e ferro, ou seja, possui muito mais efeitos regulares e tensores. É indicada para ativar a circulação, expandir a energia e trazer vitalidade para o corpo. 

Argila Lilás

Esta já tem uma função mais calmante, refrescante e com ações rejuvenescedoras. Além disso, também pode ser equilibrante e analgésica. 

Sabonete de argila

r.classen / Shutterstock.com

Pronto! Você já entende um pouco mais sobre argila e não vai mais passar por boba quando perguntarem algo. Então, vamos a parte mais importante: como fazer seu próprio sabonete de argila? 

Os ingredientes são simples. Anota aí: 

  • Sabonete de glicerina: 1 unidade;
  • Argila de sua preferência: 2 colheres de sopa;
  • Óleo vegetal: 1 colher de chá,
  • Óleo essencial: opcional.

Modo de preparo 

Depois de separar todos os ingredientes, você deve começar derretendo o sabonete de glicerina. Isso pode ser feito em uma panela, com fogo baixo, ou mesmo no microondas. Nesse caso, lembre-se de parar de 30 em 30 segundos para mexer a mistura. 

Agora que tudo está derretido, misture os demais ingredientes e mexa bem. 

Por último, coloque a mistura em uma ou várias formas e deixe secar naturalmente. O tempo certo para que isso aconteça é de, aproximadamente, 12 horas. 

carol.anne / Shutterstock.com

Depois de pronto, você pode começar a usar o sabonete e observar as mudanças que, com certeza, vão ocorrer na sua pele! 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Conheça 5 tipos de ARGILA que você pode usar na pele!


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.