Você está fazendo isso certo? Veja como armazenar frutas,

DICAS

Você está fazendo isso certo? Veja como armazenar frutas, legumes e verduras da forma correta

Date September 4, 2018 23:11

Todo mundo já passou pela desagradável ação de ter que jogar fora frutas, legumes e verduras que amadureceram demais ou acabaram ficando podres depois de guardadas na geladeira ou fora dela. Claro que muita gente acredita que isso seja mais do que natural. Afinal de contas, acaba não dando tempo de comer tudo antes que o pior aconteça, não é? 

Mas quem entende do assunto, garante: muitas vezes, isso acontece por culpa sua! Isso mesmo. O simples ato de armanezar um alimento de forma incorreta pode contribuir para que ele estrague muito mais rápido e você acabe perdendo a comida e seu dinheiro. 

Por isso, separamos algumas dicas certeiras para que seus alimentos durem muito mais. Já adiantamos que é bom estar com um caderninho e um lápis ao seu lado para anotar tudo certinho e não errar da próxima vez que voltar do supermercado ou da feira. 

Tomates

Até a posição em que ele é guardado, seja dentro ou fora da geladeira, já é suficiente para um tomate podre muito antes do necessário. Por isso, fique atenta a essas dicas: 

  • se ainda estiver verde: os guarde com as hastes para baixo dentro um saco de papel ou os organize em uma mesma camada dentro de um recipiente; 
  • se já estiverem maduros: o ideal é deixá-los na temperatura ambiente, com as hastes para cima e evitar que façam contato entre si. 

Também é importante se certificar de que o tomate, maduro ou verde, não entre em contato com outras frutas ou legumes, já que isso acelera o processo de maturação. 

Frutas vermelhas

Apesar de gostosas, as frutas vermelhas têm fama de estragarem rapidamente. Por isso, muita gente acaba comprando somente quando tem intenção de comer ou usar em alguma receita. 

Mas a boa notícia é que basta lavá-las com uma mistura de água e vinagre de maçã que elas vão durar bem mais. Lave as frutas, deixar a água escorrer e, em seguida, coloque-as em um recipiente coberto e papel e guarde na geladeira.

Cebolinha

A cebolinha pode ser conservada de uma forma simples e rápida. Corte-as em rodelas e armazene em uma garrafa ou copo plástico, dentro do congelador. A dica é verificar se não tem água dentro dos recipientes, pois isso pode ajudar a apodrecê-las. 

Ervas aromáticas

marcin jucha / Shutterstock.com

Apesar de muita gente fazer isso, as ervas que usamos para aromatizar nossas comidas não precisam ser guardadas na geladeira. Uma ótima forma de garantir que durem mais é mergulhar as hastes em um recipiente com água e cobrir as folhas com um plástico. 

Verduras

elenathewise / depositphotos.com

Guarde-as bem secas e sempre na parte inferior da geladeira, pois lá estarão mais próximas da temperatura ambiente. Ah, e pode deixá-las naqueles saquinhos plásticos que costumam ser vendidas, ok? Eles também fazem toda diferença na hora de armazenar. 

Gengibre

Maya Kruchankova / Shutterstock.com

Muita gente guarda gengibres no congelador. Essa tática até funciona para mantê-los conservados, mas faz com que percam várias propriedades. 

Por isso, se você quer mantê-lo como original, a dica é deixar que sequem ao sol, envolver com papel manteiga e colocar num local fresco e escuro. 

Outra maneira de fazer isso é ferver a raiz e, assim que esfriar, guardar na geladeira. 

Maçãs

New Africa/Shutterstock.com

Embrulhe-as com papel manteiga ou vegetal e guarde num local escuro e fresco, sempre com as hastes viradas para cima. Outro detalhe: deixe-as bem longe das batatas, pois o contato entre as duas pode resultar numa maturação mais rápida. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Existe hora certa para comer frutas? Especialistas esclarecem dúvidas sobre qual o horário ideal para ingerir esse rico alimento