Para agradar gregos e troianos! 10 receitas de strogonoff ve

Para agradar gregos e troianos! 10 receitas de strogonoff vegano que vão fazer qualquer um cair de boca!

Dicas

September 4, 2018 15:51 By Fabiosa

Preparar uma refeição para sua família ou amigos e agradar todo mundo na mesa é tarefa complicada, quase impossível. Mas claro que tudo se torna ainda mais difícil se algum dos seus convidados seguir rigidamente uma dieta vegana ou vegetariana, que dispensa proteína animal. Então, fica a dúvida, como criar um prato saudável, gostoso e que possa servir todo mundo? 

A boa notícia é que existem muitas opções de alimentos que substituem com primor a proteína e, se possível, deixam a comida ainda mais gostosa do que a criação original. 

Daxiao Productions / Shutterstock.com

Exemplo disso é o strogonoff. A receita, criada na Rússia, é uma das favoritas de muita gente e leva proteína animal em sua concepção. Felizmente, algumas variações sem estas proteínas já foram testadas e devidamente aprovadas. 

Veja 10 ingredientes que substituem a proteína na receita e faça pratos que agradam gregos e troianos. 

Palmito 

Aquela receita que, literalmente, vai bem com tudo! O strogonoff de palmito tem uma consistência super cremosa, o que acontece porque, invés do creme de leite, se usa leite de aveia na receita. Já adiantamos que esta é a combinação perfeita com um pouco de arroz bem fresquinho e uma batata palha crocante. 

Cogumelos

Assim como o palmito, cogumelos também são uma excelente escolha para quem quer fugir da proteína animal. Assim, testar esse ingrediente em uma receita vegana é acertar totalmente! Fique de olho no vídeo acima, pois ele mostra que, além dos cogumelos, é preciso fazer um molho diferenciado para complementar o prato, que leva molho inglês e curry. 

Berinjela

Alho, cebola, berinjela, molho de tomate, leite de aveia, água, mostarda, óleo, cheiro-verde, sal e azeite. Temos certeza que você já tem a maioria, senão todos, dos ingredientes na sua casa. Por isso, aí vai uma receita bem rápida e fácil de strogonoff para ser chamada de mestre cuca por todo mundo. Afinal de contas, com berinjela, não tem como errar na pedida. 

Proteína de soja

De todas as receitas, esta talvez seja a mais 'preguiçosa' em termos de pensar em ingredientes diferentes para substituir a proteína animal. Isso porque a proteína de soja já é conhecida e usada como uma das principais substitutas para quem adota dietas vegetarianas e veganas. No entanto, não tem como negar, a 'cara' é bem boa e quem já provou garante que o gosto também. 

Cogumelos com creme de inhame

Você já percebeu que as receitas aqui citadas não são diferentes só porque não levam proteína animal, não é? A comprovação é essa ideia de misturar cogumelos com um delicioso creme de inhame, que vai dar uma consistência maravilhosa e para lá de cremosa à sua receita e fazer todo mundo te aplaudir de pé no final da noite. 

Cogumelo paris

 

Uma publicação compartilhada por RotaVEG (@rotaveg) em

Pronto em menos de meia hora, nutritivo e super saboroso. Essas são apenas algumas das qualidades desse strogonoff delicioso de cogumelos paris. A dica aqui é usar cogumelos fresquinhos na receita, nada de comprar aqueles na conserva que o tiro vai sair pela culatra, ein? 

Grão de bico

O grão de bico também é um forte ingrediente na lista de substitutos da proteína animal. Então, nada mais justo que oferecer uma receita com essa possibilidade, também, não acha? Além dos ingredientes originais da receita, você também vai precisar de leite de amêndoas e amido de milho. 

'Carne' de jaca

 

Uma publicação compartilhada por Mary (@vidademary) em

Muita gente garante, quase não tem diferença entre a 'carne' de jaca e a proteína animal. Pode até parecer loucura num primeiro momento, mas temos certeza que você, e todos os seus convidados, vão gostar muito dessa receita feita com uma 'carne' de jaca desfiada. 

Pinhão 

Um ingrediente que você guarda em casa para os dias mais frios pode ser o substituto ideal para a proteína animal no strogonoff. Isso mesmo, o pinhão é perfeito para cumprir esse papel e criar uma receita digna de muitos elogios. 

O segredo aqui é combiná-lo com outros itens nada comuns num strogonoff tradicional: azeite, tomate pelado, mostarda dijon, melado de cana e castanha de caju. 

Tofu 

Você também pode chamá-lo de 'queijo deos veganos'. O tofu é ideal para substituir o creme de leite numa receita mais saudável de strogonoff. A proteína fica por conta dos cogumelos fresquinhos. A gente garante, a combinação é de arrasar com o coração e a barriga de todo mundo que se sentar à mesa. 

Depois de tudo isso, você ainda acha que não tem como substituir a proteína animal? Teste qualquer uma dessas receitas e temos certeza que vai mudar de ideia rapidinho!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 receitas veganas para conhecer mais sobre o tema e se deliciar com o cardápio