Os segredos para cuidar direitinho das suas toalhas de banho

DICAS

Os segredos para cuidar direitinho das suas toalhas de banho estão bem aqui!

Date August 16, 2018 22:46

A toalha de banho é um item essencial em toda casa. Infelizmente, muitas vezes acabamos diminuindo o 'prazo de validade' delas ao cometer alguns erros básicos em seu cuidado e deixando que fiquem com muita sujeira, mau-cheiro ou até percam a maciez. 

A boa notícia é isso pode ser resolvido de forma bastante simples. Bastam algumas dicas do que fazer e do que não fazer com esses objetos. 

Didecs / Shutterstock.com

O que não fazer? 

  • Colocar amaciante: O amaciante é ótimo para deixar nossas roupas mais macias e com cheirinho bom. Mas, quando formos lavar toalhas de banho, é melhor esse produto passar bem longe, porque ele acaba com a capacidade de absorção das toalhas;
  • Misturar com outras roupas: pode até ser preguiça ou economia de tempo e energia, mas misturar a toalha de banho com outras roupas pode trazer manchas e danificar o tecido se entrar em contato com zíperes, botões e outros acessórios;
  • Pendurar em ganchos quando estiverem úmidas: os banheiros têm muitos ganchos próprios para pendurar toalhas, mas o ideal é só fazer isso quando ela estiver totalmente seca. Se ainda estiver úmida, vai atrapalhar a secagem;
  • Passar com ferro a vapor: nada de tentar adiantar a secagem da toalha e passá-la a ferro. O vapor só vai danificar o tecido ainda mais. Se for usar um ferro comum, lembre-se de ajustar a temperatura para 'algodão';
  • Usar a mesma toalha muito tempo: a toalha deve ser usada, no máximo, seis vezes antes da lavagem. Por isso, nada de ficar reaproveitando e deixar ela suja por muito tempo, ein? O ideal é lavar uma ou duas vezes por semana, para evitar mal-cheiro e sujeira. 

Shutterstock

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Cientistas apontam que toalha de banho pode ser mais suja que o papel higiênico

Agora que você já sabe o que não fazer, que tal conhecer as dicas de especialistas para manter suas toalhas com aparência macia e cheiro bom por muito mais tempo? Anota aí! 

1 - espere a toalha secar completamente

A primeira dica é nunca tirar a toalha do varal e guardá-la quando ainda estiver um pouco úmida. Além disso, é importante se certificar de que ela está completamente seca antes de usá-la, pois se estiver molhada, ela vai acumular bactérias e sujeiras. 

2 - sempre a pendure no varal para secar

Nada de deixar a toalha "secando" no box ou pior, amassada na cama ou no chão. O lugar certo para fazer isso é no varal. Por isso, deixe a preguiça de lado e coloque a toalha no sol para que ela seque mais rápido e sem problemas. 

Só que é preciso ter um pouco de atenção, porque isso só vai funcionar se estiver sol. Colocar a toalha no varal em um dia úmido só vai deixá-la com a umidade do tempo. 

3 - use um pouco de vinagre

focal point / Shutterstock.com

Se suas toalhas de banho estão com um cheiro estranho e um pouco ásperas, a dica é usar um produto muito barato e fácil de encontrar no compartimento do amaciante na máquina de lavar: o vinagre de álcool. 

Ele vai ajudar a limpar as fibras e tirar o cheiro da toalha, mas só deve ser usado em tecidos mais grossos, que não vão estragar. 

4 - enxágue duas vezes

Alliance / Shutterstock.com

Deixar a toalha passar por dois ciclos de enxágue antes de tirá-la da máquina de lavar é essencial para um tecido mais macio e, principalmente, limpo. Já que a água extra ajuda a eliminar todos os produtos que ainda estão nas fibras. 

5 - as guarde em um local apropriado

Muita gente acaba guardando as toalhas de banho no banheiro. Mas, embora isso seja bem prático, o ideal era mantê-las longe de locais úmidos e guardá-las em um armário ou guarda-roupas bem arejado, para não ficarem mofadas. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Cuidado! Alguns hábitos no banho podem estar fazendo mal