Aprenda a fazer um poderoso produto de limpeza com o óleo q

Aprenda a fazer um poderoso produto de limpeza com o óleo que sobra das frituras

Dicas

August 27, 2018 14:45 By Fabiosa

Muita gente já sabe que jogar o óleo utilizado em frituras no ralo da pia é um ato bastante prejudicial ao meio ambiente. 

O óleo despejado indevidamente pode contaminar o solo e os lençóis freáticos, além de ser um baita desperdício de matéria prima que, reutilizada, pode ser um ingrediente valioso para a fabricação de um produto muito útil na limpeza de utensílios e eletrodomésticos do lar.

Jonathan Vasata / Shutterstock.com

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Saiba como limpar e desentupir os bocais do fogão em 3 simples passos

Mas afinal o que você pode fazer com o óleo usado e que tal produto é esse?

Cookie Studio / Shutterstock.com

 

Estamos falando do sabão caseiro que, feito com o óleo que sobrou das frituras e outro ingredientes, pode ser um super aliado na hora de limpar o fogão, louças e panelas e até mesmo panos e o piso do banheiro e da cozinha.

gettyimages

 

Parece estranho, mas um sabão feito com o resto do óleo é um excelente desengordurante e não precisa ter aquela cara de sabão sem graça e sem cheiro.

Anote essa receita para nunca mais poluir o meio ambiente e nem desperdiçar esse resíduo que pode ser transformado em um produto de ótima qualidade.

O que você vai precisar:

 

  • 1 litro de óleo usado
  • 240 mililítros de soda cáustica líquida
  • 200 mililítros de água
  • essência aromática (opcional)
  • assadeira ou garrafa PET
  • funil

Como fazer o sabão:

sumire8 / Shutterstock.com

 

Vá juntando óleo utilizado passado em uma peneira para filtrar. Você pode armazenar o ingrediente em uma garrafa pet ou em outro recipiente com tampa.

Depois é só adicionar a soda cáustica e agitar bem para que os dois ingredientes se misturem. Então, basta adicionar algumas gotas de sua essência aromática preferida e agitar a mistura novamente.

Olga Miltsova / Shutterstock.com

 

Você pode utilizar uma assadeira ou mesmo a garrafa pet para secar o sabão até endurecer, mas é bom saber que a garrafa deve ficar sem a tampa para a fase de secagem.

Para finalizar, basta cortar o sabão em barras do tamanho desejado e usá-lo no dia dia.

 

Viu como é fácil reaproveitar o óleo utilizado nas frituras e de quebra economizar um dinheirinho fazendo o seu próprio sabão? Então, comece hoje mesmo a guardar o óleo e compartilhe essa receita com seus amigos e familiares para que eles também aprendam a fazer esse produto tão útil e barato.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 9 maneiras excelentes de usar sabão no seu jardim. Você vai se surpreender!


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.