Não caia em golpes: 5 truques para você saber se o SMS que recebeu é realmente do seu banco

Hoje em dia quase todos utilizamos o celular para executar transações bancárias. A ação se tornou tão comum que alguns bancos nem possuem mais agências físicas.

PureSolution / Shutterstock.com

 

Fazer uma transferência ou pagamento utilizando o aparelho de telefone, certamente é uma mão na roda, mas é preciso ter cuidado ao receber mensagens que supostamente têm como destinatário uma instituição bancária.

Farknot Architect / Shutterstock.com

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 4 golpes feitos por telefone e como reagir na hora que são aplicados

Os golpes são muito comuns e para que você não caia em nenhuma armadilha por meio de um SMS, listamos 5 truques para te ajudar a identificar se uma mensagem é realmente do banco.

1. Clique aqui ou faça o dowload

 

É muito comum que essas mensagens fraudulentas venham com um link ou arquivo e peçam para que você clique ou baixe um arquivo para fazer alguma atualização. Nunca faça isso porque certamente será algum tipo de vírus ou um link maliciosos que poderá roubar os seus dados.

2. Ligue para esse número

 

Se a mensagem vem acompanhada de um número para que você entre em contato, verifique se o telefone é mesmo da instituição bancária consultando o contato em seu cartão do banco ou pelo site oficial da entidade.

3. Senha e informações pessoais

 

Nunca forneça sua senha ou informações pessoais através de mensagens de texto. Tenha em mente que o seu banco jamais pediria a sua senha e menos ainda por SMS.

4. Destinatário desconhecido

 

Se o número do destinatário da mensagem não está em seus contatos, faça uma checagem utilizando a internet para saber se o numero já não foi denunciado como sendo de um golpista.

5. Mensagens que chegam sem motivo

 

Se você não solicitou nenhuma informação ou serviço de uma entidade bancária, desconfie de mensagens que chegam sem motivo aparente.

Vale lembra que essa mensagens fraudulentas costumam afirmas que a instituição bancária fez uma atualização "dos termos e condições de serviço" e que você precisa "confirmar seus dados" ou sua conta será desativada.

Nunca responda esse tipo de mensagem, bloqueie o número e denuncie o golpe ao seu banco.

Source: BBC

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Senhor de 80 anos leva golpe e perde todo o dinheiro que tinha guardado

Recomendamos