Testes de imagem realmente revelam sua personalidade? Entenda o que há por trás dessa "brincadeira"

DICAS

Testes de imagem realmente revelam sua personalidade? Entenda o que há por trás dessa "brincadeira"

Date October 16, 2018 23:43

Com certeza você já se deparou com testes na internet que prometem analisar traços de sua personalidade por meio de imagens um tanto quanto diferentes, não é mesmo?

Com imagens que beiram o surrealismo acompanhadas de legendas como "A primeira coisa que você vê nessa imagem revela sua principal fraqueza nos relacionamentos" ou "A primeira coisa que você vê nesta imagem revela o seu medo mais profundo", estes testes podem até parecer uma simples brincadeira, mas na verdade eles têm algum conhecimento científico que nós vamos te explicar agora.

Teste de Rorschach

Mais conhecida como "teste do borrão de tinta", a técnica desenvolvida pelo psicanalista suíço Hermann Rorschach utiliza imagens que, à primeira vista, parecem mesmo borrões de tinta", mas que podem dizer muito da personalidade de uma pessoa.

Com uma série de 10 pranchas com imagens abstratas coloridas e em branco e preto, um profissional é capaz de traçar um perfil psicológico a partir das respostas da pessoa que se submete ao teste.

 

Outros testes

Partindo desse princípio criado por Rorschach de analisar psicologicamente a personalidade por meio de imagens, outros testes mais modernos pipocam na internet.

Ao contrário do Teste de Rorschach, esses novos meios de análise de um indivíduo possuem imagens reais (ainda que um tanto surreais) e não abstratas como o teste original.

As novas análises também se comprometem a traçar perfis mais específicos sobre determinados assunto como "os maiores medos de uma pessoa" e "problemas em relacionamento afetivou ou profissionais".

Testes de imagem realmente revelam sua personalidade? Entenda o que há por trás dessa Dean Drobot / Shutterstock.com

 

Vale lembrar que, ainda que os testes possuam fundamentos científicos, muitas correntes da psicologia desacreditam nessas análises, enquanto outras a defendem e fazem que testes como esse sejam aplicados no mundo todo e inclusive em entrevistas de emprego.

E você? O que acha desses testes? Compartilhe conosco suas opiniões nos comentários.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Teste 'Psicogeométrico': Escolha uma torta e aprenda um pouco mais sobre a sua personalidade.