Chega de panelas e tabuleiros com aquelas crostas no fundo! Aprenda 5 receitas caseiras de limpeza

Dicas

August 27, 2018 15:00 By Fabiosa

Se você cozinha diariamente, sabe que não tem como escapar de um problema muito comum, as panelas com crostas de sujeira. É praticamente impossível encontrar uma cozinha que não tenha uma panela ou tabuleiro com aquelas marcas escuras no fundo.

Agora chegou a hora de se livra desse problema de uma vez por todas. Existem alguns truques caseiros muitos simples e práticos para transformar a aparência de suas panelas.

Ketchup

Pode até parecer loucura, mas esta receita é infalível para a limpeza das panelas da sua casa. A dica é muito simples e rápida. Você só precisa colocar um pouco de Ketchup sobre a mancha que deseja retirar. Deixe o molho agir por cerca de vinte minutos. Depois é só tirar o molho com um pano e lavar a panela.

ReginaYs / Shutterstock.com

Vinagre Branco

Quem disse que o vinagre só serve para cozinhar e temperar a salada? O vinagre branco é um verdadeiro coringa da cozinha, pois está em várias receitas de comida e limpeza ao mesmo tempo. Para deixar panelas e tabuleiros sem crostas de sujeiras, basta cobrir as manchas com o vinagre e levar ao fogo. Depois que começar a ferver, deixe por cinco minutos. Depois é só lavar a panela normalmente, quando esfriar.

Bicarbonato de Sódio

Outro ajudante na limpeza da cozinha, o bicarbonato de sódio consegue remover quase qualquer tipo de sujeira. Essa dica é para as sujeiras mais pesadas. Você precisa misturar 1 xícara de chá de bicarbonato com  a mesma medida de água oxigenada.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Em dúvida sobre a melhor panela? Conheça os principais modelos e suas vantagens

Depois que a mistura virar uma massa, passe pelos pontos críticos da panela e deixe por alguns minutos e passe uma esponja de aço. O resultado é surpreendente.

Limão

A ação corrosiva do limão está presente em várias receitas caseiras de limpeza. Encha a panela ou tabuleiro com água até a borda, depois coloque algumas rodelas de limão na água. Agora é só deixar a água fervendo por alguns minutos. A sujeira vai soltar completamente. Outra dica é cortar o limão pela metade e passar diretamente nas crostas de sujeira.

Sal

Você já deve ter esquecido uma panela no fogo e queimou toda a comida. Além da raiva de ter desperdiçado boa parte do almoço, fica a preocupação com a panela. Mas existe uma solução simples. Depois de fazer uma primeira lavagem normal, coloque água quente e três colheres de sal dentro da panela. Deixe a mistura agir por uns 10 minutos. Pronto!

Acidentes culinários acontecem o tempo todo, é assim que nós ficamos craques na cozinha. Mas uma boa ajudinha é sempre bem-vinda.

Fonte: Água na Boca

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Receita fácil de doce de leite na panela de pressão


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.