Teve o celular roubado? Ih! O Whatsapp tá disponível! E agora? Saiba como bloquear o App e evite que um bandido acesse informações importantes!

Dicas

August 28, 2018 15:07 By Fabiosa

Os números da violência não param de crescer no Brasil. Os casos de roubos e furtos acompanham o crescimento da criminalidade. Um dos principais alvos dos bandidos são os smartphones. Com um mercado paralelo aquecido, eles encontram muita facilidade para revender os celulares roubados.

Em maio de 2017, 39% dos brasileiros haviam sido vitimas de roubos de celulares. O número em 2018 é ainda pior, com 49% de vítimas. Os números foram apurados pela Mobile Time, e mostram como é grande o número de aparelhos roubados todos os anos.

Mas nem todos procuram a polícia ao serem roubados. A pesquisa mostra que somente 48% das pessoas procuram a delegacia para registrar o boletim de ocorrência. A maioria das vítimas prefere bloquear o chip e o celular, enquanto que 28% bloqueiam somente o chip e 5% se preocupam em bloquear somente o aparelho.

Alex Ruhl / Shutterstock.com

Os smartphones estão cada vez mais modernos e armazenam cada dia mais informações a respeito de nossas vidas. Por isso, é preciso manter todos os dados bem protegidos, pois eles podem virar uma grande dor de cabeça nas mãos de bandidos.

Um dos principais meios de comunicação da atualidade é o aplicativo de trocas de mensagens, Whatsapp. É quase impossível encontrar alguém que não utilize o App no Brasil. Mas ele também acaba se tornando uma preocupação quando o aparelho é roubado, pois as mensagens trocadas com amigos, colegas de trabalho e familiares, podem conter informações confidenciais.

Para evitar qualquer transtorno por conta do uso das informações que você troca pelo aplicativo, descubra como fazer o bloqueio rapidamente.

ouh_desire / Shutterstock.com

Bloqueio do Chip

Antes de mais nada entre em contato com a operadora para solicitar o bloqueio imediato do chip. Se você já tiver um novo aparelho, a conta pode ser ativada utilizando o número antigo, mesmo utilizando um novo chip.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Mulher finge luto para evitar responder mensagens no Whatsapp

Bloqueio do Aplicativo

Se você ainda não tiver com o novo aparelho, você precisa entrar em contato com o suporte do aplicativo para pedir seu bloqueio. Basta enviar um e-mail para support@whatsapp.com.

No campo “Assunto”, coloque as seguintes informações: Perdido/Roubado: “Por favor, desative minha conta”. O mesmo dever ser feito no corpo do e-mail (onde escrevemos a mensagem). No corpo da mensagem, acrescente o número do celular com +55 (código do país), DDD e o número.

Ativando

O aplicativo será bloqueado no aparelho roubado. Mas não se desespere ainda. O bloqueio não é permanente. Você tem o prazo de trinta dias para fazer a ativação do aplicativo em um novo aparelho. Mas não deixe o prazo vencer, pois aí sim, sua conta será excluída.

Nós até tentamos evitar a ação dos bandidos com medidas simples de segurança, mas nem sempre é possível evitar o roubo do aparelho. Então, faça de tudo para manter a segurança dos dados com backups e aplicativos de segurança.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: WhatsApp lança pacote de emojis exclusivos