Entenda como a combinação das cores pode mudar o visual da

DICAS

Entenda como a combinação das cores pode mudar o visual da sua casa

Date September 6, 2018 16:18

Todo mundo adora dar uma cara nova aos ambientes de casa. Seja com a decoração ou uma nova pintura das paredes, a sensação de renovação é maravilhosa. Mas algumas pessoas acabam deixando de fazer as mudanças por medo de exagerar nas cores.

Vladimir Sukhachev / Shutterstock.com

Cada cor possui uma função dentro da decoração de casa. Elas são responsáveis por garantir a sensação ideal para cada um dos ambientes. Apesar de escolhermos as cores com base no gosto de cada um, existem algumas combinações desastrosas que devem ser evitadas e outras que são infalíveis.

Além das combinações das cores entre os ambientes, também podemos compor a decoração de casas e apartamentos com móveis, cortinas, sofás e acessórios. Para não deixar passar nenhuma gafe no momento da escolha, veja algumas dicas ótimas para combinar cores e decorações.

Lolostock / Shutterstock.com

Base

Veja qual é a cor predominante da decoração da casa. Basta dar uma boa olhada ao redor e você logo irá perceber qual será a sua “cor base”. Depois que a base for descoberta, você irá planejar as cores seguintes, criando variações do mesmo tom. Esta opção é mais básica e é mais difícil de errar.

Intensidades

Aí está um dos erros comuns entre decoradores de primeira viagem, mas que também acontece com pessoas experientes. Nunca devemos combinar intensidades diferentes das cores. Um tom escuro ao lado de um tom pastel é uma combinação estressante para os olhos, que precisam variar a percepção o tempo todo.

Branco e cinza

Se uma destas cores for a sua “cor base”, existem algumas combinações que garantem o sucesso. Você pode utilizar almofadas, mantas e acessórios das cores rosa, azul ou vermelho para compor o ambiente. Mas é sempre bom ficarmos atentos aos exageros.

BenRichFilm / Youtube

Ilusão de ótica

Você também pode usar as cores para dar a sensação de que o espaço é maior em um determinado ambiente da casa. O efeito é alcançado quando pintamos uma parede com uma tonalidade mais forte. Assim você cria a ilusão de profundidade naquele local.

Pesquisa

Se você ainda estiver com dúvidas sobre as cores na hora de começar o novo projeto, consulte os profissionais em lojas especializadas. Eles são capazes de tirar dúvidas e dar boas sugestões de decorações. Também existem vários aplicativos que simulam as mudanças de cores usando apenas uma foto do ambiente.

gora é a hora de colocar a mão na massa e deixar a criatividade fluir. Não precisa ter medo de inovar. Se não gostar de alguma mudança, basta desfazer e começar outra vez, até chegar ao ponto ideal.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Quer mudar a cara dos azulejos sem sofrimento e gastando pouco? Veja como é possível