Dificuldade na hora de escolher o desinfetante ideal? Nós tiramos todas as suas dúvidas!

Dicas

August 27, 2018 14:57 By Fabiosa

Muitas pessoas não entendem a diferença entre os produtos de limpeza e quais são suas utilidades. O problema é que cada um possui uma função específica e quando usamos o produto errado, acabamos gastando mais do que o necessário e levando mais tempo para limpar.

Os desinfetantes são excelentes para a limpeza de casa, mas é preciso saber como e onde usar o produto. Agora nós vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre as funções deste produto.

Daniel Krylov / Shutterstock.com

Função

Como o próprio nome diz, os desinfetantes são usados para esterilizar as superfícies. Eles podem ser aplicados sobre utensílios, móveis, cozinha, banheiro e até roupas. Sua ação é capaz de eliminar diversos tipos de microrganismos em pouco tempo. Mas precisamos utilizar o produto da forma correta, indicada pelo fabricante.

Africa Studio / Shutterstock.com

Dica

Um dos erros que as pessoas mais cometem ao utilizar o desinfetante é não respeitar o tempo certo de aplicação. O produto perde completamente o seu efeito se não ficar agindo sobre a superfície por, pelo menos, 10 minutos. A maioria das pessoas aplica o produto e retira imediatamente, sem dar o tempo mínimo para sua ação.

Yuganov Konstantin / Shutterstock.com

Mas o problema do desinfetante pode começar antes mesmo da compra. Muita gente nem sabem como escolher o produto nas prateleiras dos supermercados. Antes de escolher pelo aroma ou pelo preço, precisamos saber qual será a utilidade do produto.

O primeiro passo é saber onde o desinfetante será usado. Se você for utilizar produto em quartos de crianças ou idosos, é melhor evitar aqueles com forte odor. Os desinfetantes são vendidos como de uso “geral” ou “específico”. Muitos deles não possuem cheiro, sendo os ideais para usar em casas com pessoas alérgicas ou enfermas.

Outro cuidado está na garantia de qualidade do produto. É comum encontrar em mercados pequenos, principalmente em cidades muito afastadas dos grandes centros, produtos sem qualquer procedência. Evite este tipo de desinfetante.

 

Você também deve levar em conta o custo do produto. Existem opções diluídas e os concentrados. Veja qual se encaixa melhor na limpeza da sua casa. Se for utilizar o produto concentrado, respeite as indicações do fabricante na hora de diluir. Assim você garante a melhor ação do produto.

Andrey_Popov / Shutterstock.com

Mas é claro que o aroma também deve ser levado em consideração. Os aromas de limão, tangerina e menta são ótimos para usar em escritórios, pois dão a sensação de serenidade. Na sala de jantar, dê preferência aos aromas da felicidade, como os florais, lavanda ou rosa.

U Tatyanu / YouTube

O frescor do eucalipto ou da hortelã fica ótimo nos banheiros. Para deixar o clima dos quartos mais agradável e relaxante, use rosa, sândalo ou jasmim. A cozinha fica ainda mais harmoniosa com os aromas de limão, laranja e tangerina.

Agora que você conhece todos os segredos do desinfetante, chegou a hora de deixar a casa brilhando, sem bactérias e com um cheirinho aconchegante. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Faxina sem mistérios: veja alguns truques para fazer uma limpeza profissional em sua casa


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.