Técnicas para desmascarar qualquer mentiroso como se pudesse ler a mente dele

Entender que mentir é errado é algo que aprendemos desde a infância. Mas você sabe reconhecer quando alguém está mentindo ou tentando convencer alguém de que algo é real e, na verdade, não é?

undefinedKoldunov / Shutterstock.com

Notar que uma pessoa está mentindo pode ser crucial em alguns momentos, principalmente se esta inverdade for causar um grande problema. 

As mentiras sociais, como dizer que está bem, quando na verdade está cheio de problemas, são coisas comuns na sociedade. Porém, um problema maior é quando alguém se torna viciado em mentir e não consegue parar. Isto se caracteriza como uma patologia e deve ser tratada.  

 

Nestes casos, há comprovações mais especificas para identificar a mentira. Mas para quem busca saber como desmascarar um mentiroso, existem algumas técnicas. Vamos a elas:

1. Faça perguntas 

Quando estão lhe contando uma história e você percebe que isto pode ser uma grande mentira inventada por uma mente criativa, faça perguntas relacionadas ao fato e facilmente você verá que o mentiroso(a) vai se atrapalhar.

2. Olhe para os pés  

undefinedPhat1978 / Shutterstock.com

 

Quando se está conversando, o foco no contato visual é tão grande que esquecemos da linguagem corporal. O corpo diz muito e quem está mentindo pode até te olhar nos olhos, mas seus pés provavelmente estarão inquietos.

3. Acuse de estar mentindo 

Sim, isto é uma grande ofensa para um bom mentiroso(a). Mesmo sabendo que está errada, a pessoa que mente odeia ser acusada de estar mentindo, então vai a todo momento tentar lhe convencer que não seria capaz de inventar algo ou agir de má-fé. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Mentira de amor não dói? Conheça as mentirinhas que quase todas as mulheres já contaram para os homens

4. Olhe para os lábios  

undefinedPuhhha / Shutterstock.com

Está é mais uma linguagem corporal. Quando alguém se sente nervoso, estressado ou não pode ser descoberto, a boca tende a secar e, com isto, movimentos como passar a língua nos lábios se tornam involuntários.

 

6. Repetir a pergunta que foi feita 

undefinedpixelheadphoto digitalskillet / Shutterstock.com

 

Se você questionar uma história mal contada e o contador quiser a qualquer custo lhe convencer de uma inverdade, perceba sua alteração. Quando a pessoa que mente é questionada e quer disfarçar, vai repedir a pergunta feita para ela e em seguida dar uma resposta. 

Por exemplo: 

- Você pegou a minha roupa no varal? 

- Se eu peguei a sua roupa no varal? Sim claro, eu peguei 

 

7. Características do sorriso 

undefinedpopcorner / Shutterstock.com

 

Um verdadeiro sorriso movimenta quase todos os músculos faciais e mostra o quanto alguém está feliz. Por isso, para disfarçar uma mentira, o sorriso não será muito natural e a pessoa não vai esboçar um movimento facial de quem ri verdadeiramente.

 

8. Confie na sua intuição 

undefinedfizkes / Shutterstock.com


Pode parecer clichês, mas nossa intuição está sempre nos dizendo algo. Se você desconfia de uma mentira sendo contada, preste atenção nos detalhes acima e siga com sua indagação até que consiga comprovar que está certa.

Se com essas dicas você não conseguir saber se alguém está mentindo, você está lidando com um sociopata. Mas não se preocupe. Mesmo pra eles a mentira tem perna curta.

Fonte: Alpha M / YouTube

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Mentira tem perna curta: 5 maneiras infalíveis de descobrir se alguém está mentindo

Recomendamos