Gastando demais? Aprenda como se livrar da compulsão em compras que te impede de juntar dinheiro

Um grande problema do brasileiro é não se organizar para quase nada e isto se reflete em diversos âmbitos das nossas vidas. 

Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito, no nosso país a maior parte das compras não planejadas feitas pelos brasileiros é no supermercado e em seguida quase empatados vem os gastos com, perfumes e cosméticos e bares e restaurantes. 

Ollyy / Shutterstock.com

 

Se você é apenas mais uma das pessoas que precisam aprender a se controlar para conseguir organizar as finanças, atente-se as dicas mais que uteis para aprender a evitar gastos desnecessários com compras feitas por impulso.  

Vamos lá... 

 

Tenha uma meta financeira  

 

Dragon Images / Shutterstock.com

 

Para alguns especialistas em Educação Financeira, ter uma ou mais metas e objetivos bem estabelecidos é uma ótima forma para se prevenir de gastar impulsivamente. Se você tem um plano traçado com um objetivo de comprar algo, certamente lembrará de economizar para o que tanto almeja. 

 

 

Não faça compras com pessoas gastadeiras 

 

  

via GIPHY

Se você tem outros amigos próximos que também gostam de compar sem muito planejamento, isso poderá ser um impulso para você seguir gastando. Não precisa se afastar destes amigos apenas evite frequentar ambientes que possibilitem cair em tentação. 

  

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Oniomania: o transtorno da compulsão por compras

 

Considere mudar o lugar onde compra 

  

A. and I. Kruk / Shutterstock.com

 

Se você sente que é influenciada a comprar mais quando está em um shopping por exemplo, considere fazer mais pesquisas e optar por compras online. As lojas virtuais estão crescendo cada vez mais e muitas possuem um ótimo atendimento virtual. 

 

 

 

Reserve uma parte do dinheiro para besteiras 

Se você tem uma parte do seu salário ou mesada reservada para gastos não muito necessários consigo mesmo todo mês ou semana, será mais fácil de controlar a vontade de comprar tudo que vê pela frente. 

Ao manter um orçamento para isto, você notará que ao se permitir gastar um pouco com besteiras vai encaixar os gastos neste valor. 

 

 

 Não compre quando estiver triste ou irritado 

  

via GIPHY

Já ouviu a velha frase: “não vá ao supermercado quando estiver com fome”? 

Então está frase está correta, assim como ao sentir fome e se deparar com comida seu cérebro vai indiretamente querer devorar tudo que vê, quando se está irritado ou triste você pode querer compensar comprando uma roupinha e por que não 2,3,4... 

 

 

Crie a sua lista de coisas que precisa ou quer comprar 

  

goodmoments / Shutterstock.com

 

Ao manter sua listinha dos itens que são prioridades para compra. Você vai se sentir mais confiante na hora de decidir, pois sabe quais são seus reais objetivos. 

 

 

Aprenda com seus próprios erros 

 

tanja-vashchuk / Shutterstock.com

 

Parece clichê, mas sim ter a consciência sobre seus padrões de comportamento é fundamental para o sucesso de sua vida financeira. Analisar como usa seu dinheiro e se isto está de acordo com o que deseja para seu futuro é uma forma de se manter seus orçamentos mais regrados. 

 

Fonte: Gauchazh, Finanças Pessoais

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 coisas invisíveis que fazem com que as pessoas gastem mais dinheiro sem mesmo perceber