Você sabe lavar frutas e legumes corretamente? Aprenda todos os métodos usados e saiba o mais eficaz

Todos aprendemos desde criança a lavar não só as mãos, mas alguns alimentos antes de comer não é verdade? Mas será que somente água é o suficiente para garantir que alguns alimentos sejam limpos? 

monticello/ Shutterstock.com

 

Lavar, especialmente frutas e verduras antes do consumo é essencial para a retirada de resíduos, micro-organismos e, principalmente, agrotóxicos que possam nos contaminar, comprometendo nossa saúde. 

Um estudo norte-americano, divulgado por uma revista científica, constatou qual é a substância mais eficaz para fazer essa limpeza, que pode ser feita de várias formas. Confira como pode ser feita. 

 

Só água está bom? 

New Africa/Shutterstock.com

 

Segundo informações de especialistas, usar somente água corrente para higienizar, serve para alguns alimentos como uma laranja, já que se retira a casca para comer, mas no caso de uma maçã por exemplo, água corrente não é capaz de tirar bactérias e vírus presente na casca que será comida.  

 

Então se água não é tudo vamos explicar como você pode fazer em casa de modo pratico e econômico algumas dicas para lavar corretamente frutas e legumes. 

Africa Studio / Shutterstock

 

hipoclorito de sódio 

Você deve conhecer com outros nomes, mas este produto é obtido da reação do cloro com uma solução diluída de soda cáustica, aquosa e alcalina, que contém entre 10% a 13% de cloro ativo. Nos supermercados é encontrado em pequenos frascos e deve ser diluído em água para desinfetar legumes, frutas e vegetais. 

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Por que devemos dar prioridade aos alimentos da estação? Saiba quais são as frutas, verduras e legumes que estão com tudo no inverno

ESstock/Shutterstock.com

 

Água Sanitária 

A água sanitária comprada entre os produtos de limpeza para casa, especialmente banheiros, pode ser uma opção. Muito já se foi falado sobre seu poder de eliminar toxinas presentes em alimentos cultivados sobre efeito de pesticidas e de fato é muito util.  

Entretanto, é importante se certificar que seja a água sanitária, exata ou seja aquela que não contenha perfume, pois estas não são apropriadas para uso na cozinha. 

 

 

Vinagre 

Outra forma muito popular de purificar os vegetais é mergulha-los em um recipiente com água e um pouco de vinagre. A ação do vinagre contra os micro-organismos, neste caso é muito pequena, como já foi revelado por alguns especialistas, pode até ajudar a soltar parasitas presos em verduras com isso facilita a remoção, mas não é a opção mais eficiente. 

 

Bicarbonato de sódio 

Isso mesmo, para os pesquisadores este produto muito barato vendido em supermercados e farmácias é a opção, mas eficiente para remover as impurezas que podem prejudicar a saúde do ser humano. 

O bicarbonato de sódio se mostrou mais eficaz no teste comparado com água de torneira e alvejantes de marcas famosas especificas no assunto. Com apenas 10mg/ml de bicarbonato diluído em água, os pesquisadores notaram que a mistura levou de 12 a 15 minutos para remover por completo as bactérias. 

 

 

Estas foram algumas das opções para garantir uma melhor limpeza de seus vegetais com qualidade. 

 

Fonte: Gaveta do Povo, Uol

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Essa torneira promete remover todo o veneno de seus legumes em menos de 30 segundos