Elas também acumulam sujeira! Por que e como você tem que lavar suas escovas de cabelo

Dicas

September 22, 2018 02:24 By Fabiosa

Um objeto que usamos todos os dias e quase nunca ouvimos falar em limpeza para este item é a escola de cabelo. Você saberia dizer qual a forma correta de limpeza das escovas? 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Being Nappy (@beingnappy) em

Ouvimos muito falar desde a infância nos cuidados com os cabelos e eventualmente sobre não compartilhar as escovas com outras pessoas, para evitar que piolhos e lêndias sejam transferidos. 

No entanto, em relação à limpeza e à higienização deste material, não é muito comum explicações por aí. 

undefinedPanda Vector / Shutterstock.com

 

É bom saber que elas precisam ser limpas no mínimo uma vez por semana, assim como os pincéis de maquiagens, que precisam ser higienizados eventualmente para evitar infecções e alergias. 

Por isso, vamos ensinar como você pode limpar suas escovas de cabelo em casa. É importante saber que todos os produtos usados nos cabelos podem ficar acumulados em pequenas quantidades nas cerdas das escovas, por isso é essencial lavá-las. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Pesquisas recentes revelam que o uso de produtos para higiene íntima pode ter relação com aumento de infecções

undefinedAdam Gregor / Shutterstock

 

Primeiro, você vai precisar retirar todos os fios presos à sua escova. Em seguida lave com detergente para depois mergulhar na seguinte mistura. 

Em uma vasilha ou balde, coloque uma solução de 10 milímetros de água sanitária com 1 litro de água e deixe a escova de molho por no mínimo 30 minutos. 

Depois, é só enxaguar com água corrente e secar com a ajuda de um secador elétrico. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Gently detangle your wet hair without tugging and pulling with The Wet Detangler hairbrush 💕

Uma publicação compartilhada por Tangle Teezer Nordic (@tangleteezernordic) em

Outro modo de higienização é lavá-las com shampoo infantil ou neutro e usar água morna para enxaguar as cerdas.  
Você pode ainda aperfeiçoar esta limpeza adicionando ao shampoo uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio e água morna em uma vasilha e, com o auxílio de uma escova de dentes velha, ir esfregando delicadamente toda a superfície do material. 

undefined

 

Existe ainda um método mais profissional que geralmente é usado em salões de beleza, onde a rotatividade dos materiais é grande e requer uma higienização diária para evitar danos aos clientes. 

Nestes casos, se usam sprays antibacterianos ou gotas de um composto orgânico mais forte, como o álcool etílico, algo que seja capaz de eliminar impurezas e possíveis bactérias. 

Para as suas próprias escovas não é necessária uma limpeza todos os dias, mas especialistas aconselham pelo menos uma vez por semana fazer uma destas higienizações e garantir que seus utensílios de escovar o cabelo permaneçam limpos. 

Sabendo da importância de limpar suas escovas de cabelo frequentemente, que tal utilizar nossas dicas?

Fonte: Flávia Ferrari / YouTube, Abril

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 7 dicas de higiene para manter a sua saúde em dia!