Você não aguenta mais aquele cheirinho de esgoto dentro de casa? Elimine facilmente esse pesadelo de maneira prática!

Dicas

August 28, 2018 17:18 By Fabiosa

Sabe aquele cheirinho desagradável que vem do esgoto? O odor incômodo é resultado da mistura de gases oriundos de todos os dejetos e demais substâncias que são descartadas ali. Só pelo cheiro, dá para imaginar o tamanho da sujeira! Agora já pensou conviver com esse cheiro dentro de casa? Não parece nada agradável, não é mesmo?

Platslee / Shutterstock.com


Infelizmente, esse problema é bem comum em algumas casas, que têm que lidar com o odor desagradável entre quatro paredes. E as fontes deles podem ser a mais variadas: banheiro, cozinha ou ralos e pias localizados em outros lugares. Mas a boa notícia é que o problema tem solução! Basta saber identificar as prováveis fontes do problema e ataca em cheio seu inimigo!

Honza Hruby / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Truques das aeromoças: 5 minutos para que o cheiro desagradável do banheiro desapareça (podem ser usados em casa também)

Fique de olho no sifão e na caixa sifonada

Problemas no sifão e na caixa sifonada são as principais causas do cheiro de esgoto dentro de casa. O sifão é aquela parte das pias e tanques localizada na saídas dos tubos de escoamento de esgoto. O dispositivo tem que ser bem articulado e ter um fecho hídrico, para evitar o retorno de odores. Verique se o sifão está bem ajustado e sem vazamentos ou ressecados. Se for o caso, faça uma troca. Isso provavelmente vai resolver o cheiro de esgoto oriundo da pia.

Andrey_Popov / Shutterstock.com

Se o cheiro vem de um ralo, é bem provável que o problema seja na caixa sifonada. Ela é a parte coletora de todo o esgoto vindo do vaso sanitário e ralo. Verifique se os ralos estão com água dentro, que é o correto, e se há algum material impedindo que ele funcione corretamente, como cabelos. Recomenda-se a limpeza uma vez por mês.

Vaso sanitário

O cheirinho desagradável pode vir do vaso sanitário, mas não pelo motivo que você está pensando! O problema pode ser uma vedação inadequada do aparelho, que deixa os gases escaparem. Observe se o espaço da vedação no chão está bem preenchido com rejunte e verifique também o anel de vedação entre a saída do vaso e a tubulação do esgoto. Se estiver desgastado, é bom substituir.

vchal / Shutterstock.com

Verifique a caixa de gordura

A caixa de gordura é localizada na saída do esgoto da cozinha e é responsável por reter toda a gordura para que essa não seja despejada no esgoto, além de evitar entupimentos. Se a caixa estiver com mau funcionamento, danificada ou suja demais, pode acabar liberando o mau cheiro característico. Por isso, é sempre bom fazer uma revisão e limpeza geral semestralmente.

Konstantin Yolshin / Shutterstock.com

Sistema de ventilação

Os sistemas de ventilação e exaustores são responsáveis por eliminar o cheiro do ar e, se apresentarem problemas, podem ser a causa do odor desagradável. É bom verificar se há algum entupimento ou má instalação e realizar uma limpeza nas peças.

Receitas caseiras para evitar o cheirinho ruim

Algumas vezes, o cheiro ruim é resultado simplesmente de acúmulo de alguma substância nos canos. Nesses casos, algumas receitinhas caseiras podem ser suficientes para evitar que o cheiro desagradável se alastre pela casa.

  • Bicarbonato e vinagre: a receita consiste em despejar 100 gramas de bicarbonato na pia ou ralo e depois 200 ml de vinagre branco. Quando efervescer, basta vedar com um pano e deixar em repouso por meia hora. Depois, é só acrescentar 300 ml de água morna.
  • Fermento químico: misture 3 colheres de sopa de fermento em pó com 300 ml de água e despeje nos canos. Isso ajudará a desobstruir os encanamentos e, por não envolver elementos corrosivos, podem ser repetidos mensalmente. 

Com essas dicas, pode respirar aliviada e dar adeus ao cheirinho de esgoto no seu lar, doce e cheiroso lar!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 truques para eliminar o mau cheiro impregnado na roupa


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.