Umidade no armário? Saiba como evitar esse problema usando

DICAS

Umidade no armário? Saiba como evitar esse problema usando apenas arroz!

Date 23 de maio de 2018

Nos períodos chuvosos ou em locais de clima úmido, um dos principais problemas que afetam as casas é a umidade dos armários e guarda-roupas. Esse incômodo acaba gerando consequências nada agradáveis, como mau cheiro, fungos e mofo, sendo prejudicial para a saúde, principalmente dos alérgicos.

O mofo é um vilão que ataca as paredes, tetos, banheiros e principalmente armários, sendo causado pelo excesso de umidade. A ausência de iluminação e ventilação contribui para isso, bem como alguns tipos de madeira, que são mais propensos. Os fungos se proliferam e criam manchas escuras e aquele cheirinho característico e nada agradável.

E como acabar com esse problema? O que você não sabia é que um grande aliado nessa luta é um ingrediente que muito provavelmente você encontrar no armário da sua própria casa: o arroz!

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Derrubou seu celular na água? Dê um arrozinho e você verá que ele logo funcionará de novo...melhor que antes!

Isso mesmo! O arroz é um ótimo aliado nessa luta, pois ele é capaz de absorver a umidade. Para evitar o mofo nos seus armários, é só colocar 40 gramas do grão em um saquinho de tecido, amarrar bem e colocá-los no local ou pendurados em cabides. Cuidado para não colocá-los tão próximos das roupas para não molhá-las ou danificá-las.

Além disso, no piso do armário, você pode colocar recipientes com arroz para absorver toda a umidade do local. Lembre de trocar o saquinho a cada 15 dias. Logo logo o efeito vai ser visível!
Um plus nessa dica é colocar também café, que tem o mesmo efeito e ainda vai ajudar a aromatizar o ambiente. Para potencializar o efeito, é só acrescentar uma dose de bicarbonato de sódio.

Mas se você não quiser usar todo o seu arroz para retirar a umidade do seu armário, existem outras alternativas. Algumas dicas de atitudes que você deve tomar no seu dia a dia podem evitar que a proliferação de fungos atinja sua casa.
Uma delas é evitar guardar roupas ou outros tecidos úmidos ou parcialmente molhados. Elas sempre devem ser guardadas secas. Mas nunca guarde uma roupa sem lavar, pois qualquer manchinha pode levar ao desenvolvimento do indesejado fungo.

Outra dica é sempre deixar seu armário “respirar”. Abra as portas de vez em quando e deixe a luz e a ventilação circular e dissipar a umidade.

Também é bom dar preferência a estantes de metal, pois os móveis feitos de madeira têm mais chance de desenvolver fungos. E dê adeus ao cheirinho de "guardado"!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Secar a roupa dentro de casa pode gerar problemas de saúde