Dicas para tornar sua casa mais acessível e confortável pa

DICAS

Dicas para tornar sua casa mais acessível e confortável para os idosos

Date August 20, 2018 15:07

Está cada vez mais comum termos idosos independentes que moram sozinhos. Ou então famílias em que vivem todos juntinhos na mesma casa: mamães, papais, filhos e até avós. O fato é que, felizmente, com a qualidade de vida aumentando, temos cada vez mais pessoas que chegam à terceira idade com tudo.

Monkey Business Images / Shutterstock


E para quem tem uma idade mais avançada, sabe que, com ela, vem também algumas limitações. Isso inclui mais dificuldade de se locomover, mais perigos de quedas e acidentes caseiros e uma maior necessidade de conforto. Pensando nisso, temos aqui algumas dicas valiosas para tornar sua casa cada vez mais acessível e confortável para entes queridos da terceira idade. 

Photographee.eu / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Saiba como prevenir acidentes com os idosos em casa fazendo pequenas mudanças


Iluminação

Garantir um ambiente bem iluminado é ideal para uma casa com idosos. Tanto a luz solar como a artificial são importantes para evitar que eles se desloquem no escuro e que isso cause algum incidente.

Ruslan Guzov / Shutterstock.com

Piso antiderrapante

O chão da casa é um dos principais motivos de acidentes com pessoas idosas. Por isso, o ideal é que o revestimento seja antiderrapante. Se for de madeira, dê preferência às tábuas corridas. Evite também tapetes e carpetes, optando sempre por aqueles que ficam presos ao chão ou de pelo curto, para evitar tropeções. 

Barras de apoio

Barras de apoio e corrimões espalhados pela casa são essenciais, principalmente próximo a escadas, banheiros e corredores.

Evite degraus

Sempre que possível, evite que o idoso precise usar degraus. Se puder, substitua por rampas, até mesmo as opções móveis, que são mais em conta. Caso não tenha como evitar uma escada, os degraus devem ser grandes, entre 28 e 30 cm, para conseguir abarcar o pé inteiro.

BlurryMe / Shutterstock.com

Portas e janelas

As portas devem ser largas e, de preferência, de correr. Opte também por puxadores do tipo alça. As janelas com persianas automatizadas também evitam maiores trabalhos. As do tipo guilhotina não são aconselháveis, pois são mais passíveis de causar acidentes.

Móveis mais seguros

Os móveis da casa também podem ser utilizados como pontos de apoio na locomoção de uma idoso. Por isso, é sempre bom que estejam bem fixos. Além disso, opte por cantos arredondados ou emborrachados, sem quinas, para evitar ferimentos. Já para os sofás, é bom escolher uma espuma mais rígida. Facilita e muito na hora de levantar.

Syda Productions / Shutterstock

Atenção especial ao banheiro

O banheiro é o lugar em que deve se ter o maior cuidado. São muito frequentados por pessoas idosas e, por estarem constantemente molhados, podem provocar acidentes com mais frequência. Uma boa opção é optar por portas de correr, instalar barras de apoio e pisos emborrachados. Evite box de vidro, exceto se for blindado. Uma cortina semipermeável pode ser uma boa opção. Torneiras com alavancas giratórias também são mais fáceis de manusear. Se puder instalar um banco portátil e um botão de emergência, vai garantir muito mais segurança.

TierneyMJ / Shutterstock.com

Nada mais justo do que retribuir com todo conforto e amor para aquele que dedicou a vida inteira pela gente, não é mesmo?

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Não há barreiras para a amizade e o amor! Uma tocante história entre um idoso de 91 anos e uma criança de 4 aninhos