Aprenda a limpar corretamente cada tipo de piso

Dicas

August 10, 2018 18:27 By Fabiosa

A gente sabe que um pano molhado, um rodo ou uma vassoura já resolvem muita coisa quando o assunto é a limpeza do chão da nossa casa. Mas, muito além de um piso limpo e brilhante, existem alguns cuidados extras que devemos tomar quando o assunto é conservar da melhor maneira o nosso tão querido lar, e isso inclui, é claro, o chão dela. 

Africa Studio / Shutterstock.com


Para isso, temos que levar em conta cada tipo de piso e suas especificidades, que são muitas. Será que tirar uma mancha de um porcelanato é do mesmo jeito que remover uma sujeira de um chão laminado? Parece que não. Infelizmente, nem tudo se resolve só com água e sabão, não é mesmo? Vamos agora para algumas dicas infalíveis que irão te ajudar na limpeza da sua casa, independente de como seja ela!

Sebra / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Perigos dentro de casa! Dicas para garantir sua segurança no seu próprio lar

Cerâmica

A velha vassoura, aspirador de pó e pano úmido com detergente já resolvem bem o problema da sujeira diária, pois são fáceis de limpar. Não esqueça de passar um pano seco no final. Nos casos de limpezas mais pesadas, prefira sabão líquido ou cremoso, pois a versão em pó pode danificar o material.

Evite também solventes, materiais abrasivos e ácidos. Se ainda assim a mancha não sair, a opção é usar água sanitária diluída, não deixando-a secar na superfície do piso. Vinagre branco e bicarbonato de sódio também ajudam a remover manchas.

Porcelanato

Diariamente, aconselha-se usar apenas água e sabão neutro. Sempre passe um pano seco para evitar manchas de água. Raramente a porcelana fica manchada, mas se ocorrer, recorra ao sabão cremoso para eliminar gordura e solvente orgânico para manchas de tinta. Soluções à base de ácido fluorídrico, produtos em pó, água sanitária, acetona, soda cáustica, amoníacos e escovas devem ser evitados. Limpe imediatamente os líquidos derramados e limpe as manchas de sapatos com uma borracha.

Laminado

Nunca lave um piso laminado nem passe enceradeira! Eles são mais delicados e devem ser limpados com aspirador de pó ou vassoura com cerdas macias, sempre com bastante sutileza. Pode passar um pano úmido com detergente neutro depois. Para as manchas mais difíceis, se o detergente não funcionar, pode tentar álcool. Para tintas, verniz ou graxa, use aguarrás, tiner ou querosene, mas com moderação. Lembre-se de limpar em seguida com um pano úmido com sabão neutro. Manchas de café, suco de uva e vinho podem ser retiradas com uma solução 50% de água morna e 50% de álcool.

Mármore e Granito

Use um pano ou esponja macia com água e detergente neutro para a limpeza diária. Sempre passe pasta branca, mesmo se a cor da pedra for outra. Para manchas de esmalte, pode usar acetona ou álcool. Já para as manchas de ferrugem, use oxileno. Sempre que houver uma mancha de substância ácida, como limão e laranja, limpe imediatamente para não peenetrar na superfície. Solventes, cloros, saponáceos, água sanitária e materiais abrasivos devem ser evitados.

hedgehog94 / Shutterstock.com

Madeira

Limpe os pisos com vassoura ou aspirador de pó, pano úmido e outro seco. Use produtos específicos para madeira para remover as manchas. Fique atento para as manchas de óleo, pois são quase impossíveis de romver. Evite álcool, cera, água sanitária e materiais abrasivos.

Studio KIWI / Shutterstock.com

Valorize sua casa como um todo, inclusive o chão que você pisa!

Fonte: Casa, Dicas de Mulher, BBel, Bonde

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 dicas para limpar, conservar e restaurar móveis de madeira


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.