Aprenda a fazer o kokedama: incríveis arranjos japoneses qu

DICAS

Aprenda a fazer o kokedama: incríveis arranjos japoneses que parecem plantas flutuantes

Date July 11, 2018 16:16

Quem aí já ouviu falar de kokedama? O nome pode até ser esquisito, mas essa técnica de decoração é tão incrível que vai fazer você se apaixonar. Tanto que virou uma das queridinhas para os amantes da decoração.


Essa técnica japonesa consiste em criar arranjos de plantas ornamentais incríveis e sem vasos, dando aquela sensação de que as plantas estão levitando. As plantinhas vão dentro de uma esfera que pode ser feita de argila, terra ou até musgo e dá aquele ar de frescor da natureza dentro da sua casa. Uma ótima alternativa para casas menos espaçosas.


Que tal fazer o seu próprio kokedama e dar uma revitalizada no visual do seu lar? Vamos lá então para o passo a passo.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Como cultivar plantas ornamentais de interiores: 3 dicas úteis para cuidar de suas amigas

O que precisa?

Primeiro, você precisa decidir qual a planta irá ser utilizada no seu arranjo. Dê preferência a plantas adaptáveis à sombra. Essas são boas opções: samambaias, suculentas, begônias, clorofito, asplênio, costela-de-adão, slívia, renda portuguesa e dracena-compacta. Depois de escolher a planta, você vai precisar do seguinte material para montar o arranjo:

  • Musgo esfagno e musgo verde
  • Argila
  • Areia
  • Terra vegetal
  • Barbante, cordel de linha ou outro fio de sua preferência

 

Montando seu kokedama

Primeiramente, limpe as raízes da planta, retirando a terra. Depois, pegue o musgo esfagno ainda úmido e faça uma bolinha, abrindo um buraco no meio da esfera e inserindo a planta. 

Misture a terra, argila, areia e um pouco de água, até ficar argiloso, firme e fácil de modelar. Em seguida, envolva a bola de musgo com a mistura feita.

O próximo passo é envolver a esfera com o musgo verde. Se preferir, pode fazer um acabamento com fibras de coco, dando um ar mais rústico.

O último passo é enrolar o fio de sua escolha ao redor do arranho, passando por todos os lados da bola, e dê um nó bem firme. Junte o fio a uma linha para poder pendurar o arranjo ou, se preferir, coloque em cima de um prato. Prontinho!

Cuidados especiais

O kokedama vai dar aquele diferencial de natureza na sua casa. Mas, para mantê-lo sempre bonito, é importante se atentar aos cuidados especiais para não deixar a plantinha morrer ou perder o viço. Por isso, indica-se espirrar água com frequência para regar, além de mergullhar a bola em adubo diluído por 5 a 10 minutos, para mantê-lo sempre úmido e hidratado. Para evitar sujeira, deixe o excesso do líquido escorrer antes de voltar a suspender seu kokedama.

É importante ficar atento às necessidades especiais de cada planta, o que vai depender da sua escolha. Se optar por plantas como suculentas, begônias, bromélias ou outras que retenham muita água, elas não podem ficar em contato direto com o musgo. Por isso, indica-se substituir o esfagno por fibra de coco com pedrinhas ou isopor.

Pesquise sobre as necessidades de cada planta para aumentar a durabilidade dos seus arranjos. Você pode seguir esse passo a passo para se orientar, mas também vale abusar da criatividade. E aproveite sua casa nova e fresca!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 10 plantas que você pode ter dentro de casa e que não são tóxicas nem prejudiciais para os bichinhos de estimação