Essa é para quem morre de medo de ratos: 7 dicas práticas para deixar sua casa livre dessa praga de uma vez por todas!

Dicas

August 28, 2018 15:06 By Fabiosa

Tem gente que pode até que eles são fofinhos, mas uma coisa é certa: ratos não são sinônimo de limpeza e higiene! Os bichinhos são uma das pragas urbanas mais conhecidas e comuns e, quase sempre, estão associados à falta de higiene e a algumas doenças sérias. Por isso, não é nada bom quando descobrimos que estamos convivendo com ratos em nossa casa.

Por isso, é essencial saber como combater essa praga e mantê-los bem longe do seu lar. E, para isso, melhor do que ter que recorrer a venenos e outros métodos para eliminá-los é saber como prevenir que eles sequer se aproximem da sua casa, não é mesmo? Então vamos ajudar a manter sua casa livre de vez desses bichinhos indesejáveis!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Adeus, cupins! 6 dicas práticas para se livrar deles

Como identificar a presença de ratos?

Os dentes dos roedores estão constantemente crescendo e eles precisam roer para que eles fiquem afiados e não cresçam excessivamente. Então, fique atento aos objetos que aparecem roídos ou a algum saco de mantimentos que aparecer aberto por aí. Além disso, os ratos também costumam deixar seus dejetos escuros e pequenos pelos lugares. Outro sinal pode ser o comportamento de gatos e cachorros, que ficam agitados ao notarem a presença de um ratinho em casa. Abra o olho!

Descubra a “origem do mal”

Depois que você percebeu que eles já estão convivendo na sua casa, hora de descobrir quem é o seu inimigo e de onde estão vindo. Os mais comuns são os camundongos, que fazem ninhos em fogões, armários e máquina de lavar, e o rato preto, que ficam em forros de casas ou em sótãos. As ratazanas também aparecem, oriundas de esgotos, e costumam entrar nas casas por ralos e vasos sanitários à noite para buscar alimento, sempre retornam ao ninho. Descobrindo de onde eles estão vindo, é mais fácil de combater da maneira correta.

Cuidado ao trazer embalagens de papelão

Os camundongos adoram se esconder em embalagens de papelão, aquelas que usamos para transportar mobília ou eletrodomésticos. Por isso, sempre faça uma inspeção nesse tipo de embalagem. Você pode estar trazendo o seu inimigo para dentro de casa!

Mantenha a limpeza em dia

Prevenir é sempre melhor que remediar. Por isso, mantenha a limpeza da sua casa sempre em dia. Fique atento ao armazenamento de alimentos, que deve ser feito com embalagens bem fechadas e, se possível, em potes. Também mantenhao telhado da sua casa sempre limpo.

Chutima Chaochaiya / Shutterstock.com

Atenção ao lixo

O lixo e restos de comida são grandes atrativos aos roedores. Por isso, não dê bobeira! Nada de deixar lixo muito tempo exposto. Coloque-o na rua próximo ao horário da coleta de lixo e deixe os sacos bem fechados.

271 EAK MOTO / Shutterstock.com

Eles adoram ração

Sabe aquela comidinha que seu pet adora? Os ratos também amam! Então, a dica aqui é não deixar o pote de ração do seu bichinho sempre exposto, cuidando sempre para guardá-lo à noite e lavar a vasilha todos os dias. Do contrário, prepare-se para ter um ratinho como novo animal de estimação!

Receitas caseiras

As receitas caseiras nem sempre são eficientes e algumas precisam de cuidados especiais. O chumbinho, por exemplo, é super perigoso e proibido por ser extremamente tóxico. Porém, existem alternativas mais naturais que podem funcionar, já que alguns venenos podem ser prejudiciais para seres humanos e animais de estimação. 
Uma boa dica é o óleo de menta.

Pulverizar a essência misturada com água na casa ajuda a tornar o ambiente inabitável para os roedores. O refrigerante também é indicado como um veneno para os roedores. Você pode espalhá-lo em pequenos recipientes pela casa.

Catalina / Shutterstock.com

Se não tiver jeito, hora da arma final!

Se nada disso tiver efeito, o jeito é ir para arma final: os raticidas. Escolha o adequado para o tipo que se encontra em sua casa e aplique as iscas nos lugares onde os ratos forem encontrados. As ratoeiras não são tão efetivas, pois, ao pegarem um rato, o cheiro da vítima pode afastar os outros roedores da armadilha. E considere também chamar profissionais especializados.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Livre-se das traças na sua casa com essas 4 dicas valiosas


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.