Jornal para limpar vidros e espelhos? Você está fazendo is

DICAS

Jornal para limpar vidros e espelhos? Você está fazendo isso errado! Aprenda como limpar o material de forma eficiente

Date July 31, 2018 14:44

Os espelhos e os vidros são muito úteis no nosso dia a dia. Os primeiros são fundamentais para quem é vaidoso e quer dar uma conferida no visual antes de ir para aquele encontro. As taças de vidro dão um ar sofisticado em um jantar a dois, que fica ainda mais romântico se for debaixo de um suntuoso lustre, feito do mesmo material.

lenetstan / Shutterstock.com


No entanto, todos esses objetos perdem a beleza se não estiverem brilhando! Como você limpa os vidros de sua casa? Será que você sabe como conservar seu espelho por mais tempo? Pois tire todas as suas dúvidas com essas dicas que vão facilitar a sua faxina!

Natali_ Mis / Shutterstock.com

Reunindo os materiais

Para começar, você pode fazer uso do bom e velho espanador de pó. Depois disso, um pano de algodão ou uma esponja grande é o que vai precisar para servir de intermédio entre o produto que você vai escolher e o objeto a ser limpo.

VGstockstudio / Shutterstock.com

Se o espelho estiver muito engordurado o mais recomendável é passar papel absorvente antes de começar a limpeza. Se você não tiver pano de algodão em casa, também pode usar um de microfibra, o importante é que não solte fiapos.

Independente do material, nunca esqueça que não deve esfregar com força o espelho, limpe sempre com delicadeza. Para facilitar seu trabalho, faça movimentos horizontais de um lado e verticais do outro. Assim, você conseguirá identificar as manchas de maneira muito mais rápida.


Que substâncias podem ser usadas no processo?

Há uma grande oferta de produtos limpa-vidros nos supermercados, mas nem sempre o preço agrada o cliente. As melhores opções são as versões sem amônia e cloro, que aumentam a durabilidade e a secagem do material.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 9 dicas de limpeza muito criativas



Se o seu espelho não estiver muito sujo, você pode optar por limpar somente com álcool. Umedeça um paninho na substância e passe com cuidado pelo espelho. Nunca pulverize o álcool diretamente no objeto, senão corre o risco de deixar manchas.

Vinagre é uma opção barata, que pode substituir o álcool para limpar os vidros. É só misturar uma colher de sopa de vinagre em um litro de água morna, e aplicar a solução no espelho.

A sujeira está difícil de sair? A melhor escolha é o detergente neutro. Para alcançar melhores resultados, misture uma colher de detergente neutro com três borrifadas de água em um litro de água morna. Não encharque o pano, e não esqueça de passar outro pano com água morna depois de terminada a limpeza com detergente.

O que NÃO fazer

Muita gente acha que o jornal é o melhor material para limpar e secar espelhos. Não faça isso! Os resíduos de tinta podem ficar impregnados na superfície, deixando seu espelho com uma aparência horrível.


via GIPHY

Se você quer evitar manchas e riscos, deve fazer seus vidros passarem longe de substâncias como amoníaco, cloro e água sanitária. Mesmo se tiver alguma sujeira grudada no espelho, evite passar objetos de material abrasivo, como palhas de aço e lixas.

Nunca limpe seus espelhos jogando borrifos de água ou passando algum produto industrializado em excesso. Evite também de limpá-los em dias de muito sol, porque assim podem manchar. Prefira os dias nublados para fazer a faxina e limpe à sombra.


 

Durabilidade

A principal dica para quem deseja manter seus vidros e espelhos novinhos por mais tempo é nunca deixar que eles sequem sozinhos. Sempre que estivem molhados ou acabarem de ser limpos o ideal é você utilizar um paninho ou papel de qualquer material já citado e secar os objetos por conta própria. A secagem sem controle pode causar manchas no material.

Uma última dica para evitar que seu espelho embace: sabão em pedra neutro! Depois de limpar e secar o espelho, passe a barra de sabão por toda superfície, deixando-o esbranquiçado. Para retirar o sabão, nada de água! Apenas esfregue-o delicadamente com um pano de microfibra até sair todo o produto.

Siga essas dicas e economize dentro de casa!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Segredos de limpeza caseira que podem ajudar a economizar tempo


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.