Chega de ser enganada por mecânicos na hora de consertar o

DICAS

Chega de ser enganada por mecânicos na hora de consertar o carro!

Date September 18, 2018 18:20

Foi-se o tempo em que carro era coisa de homem. Mulheres conquistaram independência e se tornaram donas do próprio nariz e do próprio automóvel. Só que, embora isso seja extremamente comum hoje em dia, um lugar ainda parece muito temido pelo sexo feminino: as oficinas mecânicas.

Embora muitas vezes tenham carros separados dos maridos, as mulheres ainda preferem que sejam eles a levar os veículos para revisões periódicas ou mesmo consertos no mecânico. 

Esse comportamento já foi até pesquisado, e descobriram o porquê. Primeiramente, as oficinas são conhecidas por serem um ambiente extremamente masculino, daí as mulheres acabam se sentindo inibidas em entrar nesse espaço.

Depois vem o fator medo. O que acontece é muitas vezes as mulheres não entendem tanto assim de carro quanto os homens. Por isso, acabam se sentindo receosas em serem enganadas por profissionais quanto ao real problema dos veículos e valor dos serviços. 

undefinedKdonmuang / Shutterstock

Um empresário até tentou criar uma oficina específica para mulheres. Adivinha só? Não deu muito certo. A Carro de Mulher começou bem, Elton Luís Pereira Anselmo recebia clientes e os negócios era um sucesso, mas logo percebia que elas mandavam outro homem intermediar a situação e levar e buscar os carros. Resultado: mudou o nome e o estilo da empresa. 

undefinedGeorge Rudy / Shutterstock.com

O fato é que toda mulher precisa saber, pelo menos, o básico do básico para ter e manter um carro. Assim, visitar oficinas mecânicas pode ser bem menos traumático e chato. Se liga nessas dicas: 

Nível de óleo do carro

Se atente ao nível de óleo do carro, para evitar problemas com isso. A dica de especialistas é fazer essa medição com o carro frio.

Cheque o desgaste nas ranhuras

Checar o desgaste nas ranhuras também é necessário. Isso deve ser feito a cada 6 meses ou 10 mil quilômetros rodados. Esse procedimento é importante porque quanto mais desgastados os sulcos dos pneus estiverem, mais desalinhado o carro estará. 

Para trocar pneus carecas, faça da seguinte forma: troque aos pares, primeiro os da frente e depois os de trás. Assim, você terá certeza de que o carro está seguro. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Esses são os carros mais lindos que você vai ver durante toda sua vida

Como saber se o carro está desalinhado?

undefinedKdonmuang / Shutterstock.com

Está aí outra coisa que você pode fazer sozinha. Em um lugar plano e seguro, siga estes procedimentos: 

  • Centralize o volante;
  • Solte as mãos por um segundo com o carro em movimento;
  • Se o carro pender para um lado, é sinal de que está desalinhado. 

Cuide dos freios

Não mude muito as marchas em descidas e subidas. Uma dica importante também é desacelerar o carro em direção à sinaleira, pois isso vai evitar que você mantenha a velocidade e freie bruscamente.

 Além disso, o freio tem um fluido que é preciso ser verificado vez por outra na oficina.

Cuide da temperatura do carro

Não tem segredo! O superaquecimento é avisado no próprio painel do veículo. Por isso, nunca rode com o carro superaquecido, pois as consequências podem ser graves e muito caras. A principal delas é que o motor pode fundir.

De vez em quando, na hora de abastecer, peça ao frentista para verificar o nível da água no motor. Se o carro aquecer com frequência, pode ser que haja algum vazamento e você precisará ir à oficina. 

Sempre troque o filtro de ar-condicionado

Troque o filtro do ar-condicionado uma vez por ano ou a cada 15.000 quilômetros rodados. Não custa caro e preserva a qualidade do ar respirado dentro do carro.

Adicione aditivo para motores

Esporadicamente, peça em um posto de gasolina ou em uma oficina mecânica por um aditivo para motores, o que inibe a formação de borras no interior dele. Usar gasolina aditivada ajuda, mas não soluciona.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Rainha Elizabeth sabe muito mais sobre carros do que qualquer mecânico!